ANEEL JÁ HABILITOU 4,1 GW DE HIDRELÉTRICAS PARA O LEILÃO DE RESERVA DE CAPACIDADE PREVISTO PARA JUNHO
Até o momento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nove usinas hidrelétricas no Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), que deve ser realizado em junho deste ano. Esses empreendimentos representam um acréscimo total de 4,1 GW de potência ao sistema elétrico. Como se sabe, o certame é destinado a contratar potência proveniente de empreendimentos de geração, novos e existentes.
Nesta semana, a Aneel homologou a participação da usina hidrelétrica Fontes Nova, de 132 MW, localizada no município Piraí no Rio de Janeiro. A planta, pertence à Light, que já apresentou um projeto para ampliação da unidade com a instalação de três novas unidades geradoras com capacidade de 53,3 MW cada uma. Atualmente, o empreendimento tem três unidades geradoras em operação.
Outras oito usinas hidrelétricas já estavam habilitadas: Jacuí (RS), Coaracy Nunes (AP), Governador Bento Munhoz (PR), Governador Ney Aminthas de Barros Braga (PR), Itapebi (BA), Luiz Gonzaga (BA), Cachoeira Dourada (GO) e Engenheiro Sérgio Motta (PR).
As empresas interessadas em participar do LRCAP 2025 deverão realizar o cadastramento dos empreendimentos junto a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no período de 13 de janeiro até às 12h 14 de fevereiro de 2025.
Deixe seu comentário