faixa - nao remover

A TOTALENERGIES E QATAR ENERGY JÁ SOMAM R$ 48 MILHÕES EM INVESTIMENTOS JUNTO A UNIVERSIDADES DO RIO E SÃO PAULO

oliA TotalEnergies e a QatarEnergy anunciam o lançamento do MARES, seu terceiro projeto conjunto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil desde o início de sua parceria, em 2023. Juntos, os três projetos somarão até R$ 48 milhões investidos, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), energias de baixo carbono e biodiversidade. Realizados com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os projetos foram aprovados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), utilizando a cláusula que promove o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para o setor. Olivier Bahabanian, Country Chair e Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil., disse que A TotalEnergies Brasil tem o prazer de unir forças com seu parceiro estratégico QatarEnergy para entregar um terceiro projeto comum de P&D no país. Juntos, os três projetos refletem nossa ambição de fornecer mais energia com menos emissões, de forma cada vez mais sustentável.”

  • O primeiro projeto da parceria foi lançado em 2023 e é realizado com a UFRJ. Tem como objetivo melhorar a infraestrutura para a tecnologia aplicada em energias renováveis. O projeto faz parte do SustLab RJ,núcleo de excelência em pesquisa inaugurado pela TotalEnergies e pela universidade em 2024.
  • O segundo projeto, WHR(Waste Heat Recovery), foi lançado em julho de 2024. Também realizado com a UFRJ, explorará uma nova aplicação da tecnologia de destilação por membrana para tratamento de água. Aproveitando o calor dissipado pelos equipamentos e processos de Petróleo e Gás, esta tecnologia terá como objetivo maximizar a eficiência energética e, consequentemente, reduzir as emissões de GEE associadas às operações de O&G.
  • O projeto MARES, será realizado com a USP. Tem como objetivo avaliar soluções para melhorar o processo de restauração de manguezais, por meio de um estudo de caso no sítio Cananéia (SP). Os manguezais ocupam uma área de aproximadamente 10.000 quilômetros quadrados em todo o Brasil e são um ecossistema chave em termos de potencial de captura de carbono, proteção costeira contra erosão e biodiversidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of