ESTUDO DA GREENER APONTA QUE O ARMAZENAMENTO DE ENERGIA PODE GERAR UM MERCADO GIGANTESCO
O mercado de armazenamento deve atrair bilhões de reais em investimentos nos próximos anos, pois é um componente fundamental no processo de transição energética no país. Quem está apostando nesta premissa com o objetivo de orientar investidores, consumidores e demais players da cadeia sobre os cenários, projeções e políticas do setor é a Greener, que anunciou a segunda edição do Estudo Estratégico de Armazenamento de Energia, que será lançado oficialmente no próximo dia 20. O novo estudo reflete um momento de significativa expansão da atividade de armazenamento em todo o mundo, impulsionada, principalmente, pela redução no preço dos equipamentos e pelo volume de investimentos, que deve chegar a US$ 350 bilhões até 2030, segundo a Greener. No Brasil, a realização do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de Armazenamento, previsto para 2025, também reforça o incentivo a projetos de grande porte no país.
Com foco em soluções atrás do medidor, microrredes e sistemas off-grid, o estudo destaca:
- Benchmarking internacional: análise de práticas globais no mercado de armazenamento;
- Panorama nacional: mapeamento do mercado brasileiro, incluindo Sistemas Isolados e aplicações em C&I (Comercial e Industrial);
- Estudos de caso: experiências práticas de implementação;
- Contexto regulatório: as principais normativas e perspectivas para o setor;
- Projeções financeiras: análise de CAPEX e estrutura de custos;
- Visão de futuro: perspectivas sobre o LRCAP de Armazenamento e os próximos passos para a expansão do mercado.
“Compreender os cenários do mercado de armazenamento é fundamental para empreendimentos seguros, sustentáveis e rentáveis no setor. Esse novo estudo fornece insights valiosos e exclusivos que vão auxiliar os investidores na melhor tomada de decisão neste momento-chave do setor elétrico brasileiro”, disse o CEO da Greener, Marcio Takata. Haverá um evento de pré-lançamento do Estudo Estratégico de Armazenamento de Energia no próximo dia 18, a partir das 8h, em São Paulo.
Deixe seu comentário