AS MUDANÇAS NO FOCO DA ABREN OBJETIVAM AMPLIAR A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS
A ABREN, até então Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos, ampliou de sua atuação setorial, passando a representar todas as formas de geração de energia de resíduos. A entidade, que passa a se chamar Associação Brasileira de Energia de Resíduos, terá entre as principais tecnologias adotadas por seus associados a recuperação energética de resíduos, por meio da combustão, gaseificação e pirólise, a biodigestão anaeróbia, para produção de biogás e biometano, e a geração de biochar, biofertilizantes e composto orgânico. A associação atuará ainda com foco na promoção do combustível derivado de resíduos (CDR), utilizado no coprocessamento para a fabricação de clínquer em fornos de cimenteiras e outras rotas térmicas.
De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “essa mudança marca a consolidação da ABREN como referência no setor, com quase seis anos de atuação, e reforça nosso objetivo de trabalhar de forma integrada com as principais empresas do Brasil e do mundo, reunindo em nossa associação as diferentes formas de geração de energia a partir de resíduos”. Outra ação anunciada pela ABREN que marca o novo momento da associação é a renovação, por mais 4 anos, do direito exclusivo de representação da maior instituição de pesquisa, academia e tecnologia sobre waste-to-energy do mundo, o Global WtERT, entidade com atuação em 26 países e 30 universidades, considerada referência internacional em pesquisas e relatórios da ONU, acreditada pelo Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) e membro da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) das Nações Unidas.
Além disso, o mandato do presidente do WtERT Brasil, Yuri Schmitke, também foi prorrogado por mais 4 anos. O executivo seguirá como presidente executivo da ABREN e vice-presidente do Conselho Global do WtERT, e também participa ativamente do WtE+X Knowledge Alliance, aliança formada pelo Global WtERT em conjunto com a CEWEP e a ESWET, mais relevantes associações do mundo que representam a indústria do waste-to-energy, com o objetivo de combater a desinformação no setor com estudos, relatórios e publicações. “A renovação com o WtERT é muito importante para nós, pois fortalece o compromisso da ABREN com a valorização energética de resíduos, consolidando o Brasil no cenário global da energia sustentável“, destaca Schmitke.
Deixe seu comentário