faixa - nao remover

OS EMIRADOS ÁRABES E A ITÁLIA VÃO LEVAR PARA O NORTE DA ÁFRICA E O ORIENTE MÉDIO OS REATORES CRIADOS PELA FRANCESA NEWCLEO

Forum-empresarial2A desenvolvedora de reatores inovadores sediada na França, Newcleo, e a Emirates Nuclear Energy Corporation,  dos Emirados Árabes Unidos,  concordaram em explorar a implantação do reator rápido resfriado a chumbo da Newcleo na Europa, Oriente Médio e Norte da África. O memorando de entendimento entre a Newcleo e a ENEC foi um dos vários acordos assinados entre a Itália e os Emirados Árabes Unidos durante o Fórum Empresarial Itália-Emirados Árabes Unidos, em Roma. Foi assinado na presença do Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, e da Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni. Os parceiros colaborarão para explorar oportunidades de trabalhar juntos para dar suporte ao avanço de projetos de reatores rápidos resfriados a chumbo (LFR) e o desenvolvimento de estratégias para gerenciar a vida útil completa dos reatores, e o fechamento do ciclo de combustível nuclear para projetos europeus. Isso incluirá a identificação de áreas de colaboração potencial em investimento e implantação dos projetos existentes da Newcleo na Europa, e para a região MENA, para examinar como a tecnologia do reator LFR poderia dar suporte à descarbonização de projetos difíceis de abater, como data centers, aplicações off-grid e produção de hidrogênio. Além disso, as empresas analisarão oportunidades de transferência de conhecimento por meio da colaboração em abordagens inovadoras para programas de capacitação e programas de treinamento prático usando reatores de pesquisa e instalações operacionais.

O CEO da ENEC, Mohamed Al Hammadi, disse que “A assinatura da ENEC com a Newcleo hoje fortalecerá nossos negócios por meio da colaboração eenec expertise compartilhada. Tendo levado com sucesso a Usina Nuclear de Barakah para operações completas no ano passado, este acordo apresenta uma oportunidade única de alavancar nossas capacidades em desenvolvimento e operações nucleares enquanto exploramos tecnologias de ponta que aprimoram nosso Programa ADVANCE para SMRs e reatores avançados. Isso marca um passo significativo na jornada da ENEC para se tornar uma parceira global de transformação, comprometida em melhorar a segurança energética, impulsionar a resiliência econômica e contribuir para um futuro sustentável por meio de soluções nucleares civis seguras e confiáveis.”

buonoStefano Buono, fundador e CEO da Newcleo, disse: “Estamos orgulhosos de ter a chance de colaborar com a ENEC, tanto no mercado doméstico dos Emirados Árabes Unidos, na região e em nossos próprios projetos europeus, para implantar a próxima geração de tecnologia nuclear. Após o gerenciamento bem-sucedido do projeto Barakah nos Emirados Árabes Unidos, que demonstrou como grandes projetos nucleares podem ser entregues no prazo e no orçamento, a ENEC é nossa parceira ideal para explorar o uso de Reatores Modulares Avançados (AMRs) para a indústria consumidora de energia”. De acordo com o roteiro de entrega da Newcleo, sediada em Paris, o primeiro protótipo precursor não nuclear de seu LFR deve estar pronto em 2026 na Itália, o primeiro reator operacional na França até o final de 2031, enquanto a decisão final de investimento para a primeira usina de energia comercial deve ocorrer por volta de 2029.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of