PPSA REGISTRA RECORDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE GÁS NATURAL DA UNIÃO
A PPSA atingiu um novo recorde operacional, desta vez na venda de gás natural da União. Em janeiro, a empresa alcançou a marca de 436 mil m³/dia negociados por meio de seis contratos com a Petrobrás. O volume representa quase o triplo da média anual registrada em 2024, que foi de 157 mil m³/dia. De acordo com o superintendente de comercialização da PPSA, Guilherme França, o aumento expressivo é atribuído, principalmente, à maior participação da União na produção do campo de Sépia e à entrada em operação da Rota 3. O novo gasoduto conecta o pré-sal da Bacia de Santos ao polo Gaslub, em Itaboraí (RJ), impulsionando o crescimento dos volumes comercializados no início do ano.
“Já havíamos exportado o gás natural da União de Sépia, porém de forma intermitente. Com a inauguração da Rota 3, passamos a ter um canal permanente para o escoamento do gás natural deste campo. Até o final de março, também esperamos o início da produção de gás natural de Atapu, aumentando assim a exportação de gás natural da União disponível para comercialização”, disse França.
Atualmente, a União possui participação na produção de gás natural nos campos de Búzios, Tupi, Sapinhoá, Sépia, Tartaruga Verde e Brava/Espadim, com toda a produção sendo vendida exclusivamente para a Petrobras. No entanto, a PPSA está empenhada em mudar esse modelo ao longo deste ano, buscando diversificar a comercialização do gás natural.
Além disso, a PPSA também está em negociação com a Petrobrás para assinar os contratos de adesão ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE) de gás natural – composto por gasodutos de escoamento marítimos intitulados Rotas 1, 2 e 3 – e o Sistema Integrado de Processamento (SIP). Em paralelo, a PPSAse prepara para realizar o 1º Leilão de Gás Natural da União, previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano. O certame vai comercializar, na saída do Sistema de Escoamento, os volumes de gás natural oriundos da participação da União nos contratos de partilha de Búzios, Sapinhoá, Sépia e Atapu e dos AIPs de Tupi e Atapu.
Deixe seu comentário