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O NAVIO CARREGADO DE COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO AINDA QUEIMA NA COSTA INGLESA, MAS O RISCO AMBIENTAL NÃO É TÃO GRANDE

O combustível de aviação ainda queima sobre o navio e sobre o mar

O combustível de aviação ainda queima sobre o navio e sobre o mar

Os temores de um possível desastre ambiental na costa da Grã-Bretanha estão diminuindo depois que um navio cargueiro bateu ontem (10) em um petroleiro que transportava combustível de aviação para o exército dos Estados Unidos, conforme o Petronotícias informou. O acidente provocou um grande incêndio, que ainda está queimando em um dos navios no Mar do Norte, a cerca de 16 quilômetros da costa de Hull, um movimentado porto e centro pesqueiro. Dezenas de pessoas foram resgatadas do incidente no Mar do Norte, mas um membro da tripulação é dado como morto depois que uma busca foi cancelada. Um dia após o acidente, o navio de carga ainda estava queimando, mas poderia afundar em breve, disse o ministro marítimo da Grã-Bretanha. A polícia abriu uma investigação criminal sobre o acidente e prendeu um homem sob suspeita de “homicídio culposo por negligência grave”. Enquanto isso, grupos ambientalistas alertaram sobre consequências potencialmente prejudiciais à vida marinha, à medida que surgem dúvidas sobre como pode ter ocorrido o acidente em plena luz do dia.

O que se sabe até agora é que o  alarme foi dado pela guarda costeira britânica às 9h48 da manhã de segunda-feira  depois que o Solong, um navio porta-contêineres commike bandeira portuguesa, bateu com o Stena Immaculate, um petroleiro fretado pelo exército dos EUA ancorado no Mar do Norte. O vídeo mostrou colunas pretas de fumaça subindo no ar após uma explosão causada pelo acidente. As duas embarcações foram consumidas pelas chamas, o que motivou uma dramática missão de resgate envolvendo a guarda costeira britânica e a Royal National Lifeboat Institution. Todos os 23 tripulantes do Stena Immaculate estão seguros e foram encontrados, mas um membro da tripulação de 14 pessoas do Solong é dado como morto pelo governo britânico. Mike Kane (à direita), ministro marítimo britânico, disse ao parlamento hoje (11) que “As operações de busca e resgate do marinheiro desaparecido continuaram, mas foram canceladas ontem à noite, quando as chances de sobrevivência infelizmente diminuíram significativamente. Nossa suposição de trabalho é, infelizmente, que o marinheiro está morto.”

mathewsMatthew Schanck(esquerda), especialista em resposta a emergências e fundador do grupo de consultoria International Maritime Search and Rescue, ouvido por jornalistas ingleses, disse que  “O que precisamos entender é que existem regulamentações internacionais que determinam como os navios podem ser manobrados no mar. Ambos os navios deveriam ter pelo menos um membro da tripulação de serviço em suas respectivas salas de controle. Alguém deveria estar encarregado de ambas as embarcações. E então, o fato de que isso aconteceu em uma área bem conhecida por tráfego e movimentação de navios é bem extraordinário.”

A empresa Ernst Russ, o proprietária do Solong, negou as alegações de que o navio porta-contêineres transportava cianeto de sódio, apesar dos relatos iniciais em contrário, que aumentaram os temores de um desastre ambiental em larga escala. “Não há contêineres a bordo carregados com cianeto de sódio, como foi relatado incorretamente. O navio transportava quatro contêineres vazios que continham anteriormente o produto químico perigoso.” O Stena Immaculate transportava 220.000 barris de combustível de aviação, que foi a fonte do incêndio, de acordo com Kane, o ministro marítimo. Medidas e ativos de combate à poluição já estão em vigor, e ambas as embarcações estão sendo monitoradas de perto quanto à integridade estrutural.

Navio Porta-Contêiner de bandeira portuguesa, Solang

Navio Porta-Contêiner de bandeira portuguesa, Solang

Especialistas dizem que os vazamentos de combustível de aviação tendem a impactar menos o meio ambiente do que vazamentos de petróleo bruto. O combustível de aviação é “óleo leve”, mas  Matthew  Schanck,  no entanto, alertou sobre um impacto ambiental: “O fogo está queimando esse combustível de jato, que é altamente inflamável na superfície do mar. Isso é bom para o ambiente marinho, mas não necessariamente  a fumaça que é produzida”, disse ele. Mark Hartl, ecotoxicologista marinho do Centro de Biodiversidade Marinha e Biotecnologia da Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, disse que “a maior parte do combustível de aviação evaporará muito rapidamente. Embora as imagens pareçam preocupantes, da perspectiva do impacto no ambiente aquático, é menos preocupante do que se fosse petróleo bruto.”

O navio Stena Immaculate estava ancorado e carregado de combustível de aviação

O navio Stena Immaculate estava ancorado e carregado de combustível de aviação

A Divisão de Investigação de Acidentes Marítimos foi enviada ao local e iniciou sua investigação. O incêndio no Stena Immaculate parece estar extinto, mas o Solong continua queimando. Após se desalojar do petroleiro, o Solong começou a se deslocar para o sul em direção à costa. No entanto, a guarda costeira julga que é “improvável que o navio permaneça flutuando.” Enquanto isso, uma avaliação da resposta à poluição está sendo realizada pela agência Marítima e da Guarda Costeira.

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