BRASIL É RECONHECIDO COMO LÍDER MUNDIAL DE RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE EM EVENTO INTERNACIONAL
O Brasil teve um destaque diferenciado ao ser reconhecido como líder mundial em logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado, no Lubricant Expo North America 2025, um dos principais eventos do setor de óleos básicos, em Detroit, nos Estados Unidos. O grande potencial de produção de óleos básicos a partir do OLUC, também foi citado com elogios pelos organizadores. Pelas dimensões do país e sendo predominantemente rodoviário, o Brasil possui uma extensa frota de veículos, o que gera um grande volume de OLUC. Destacando-se por políticas ambientais sólidas que incentivam a coleta e o rerrefino desses óleos. A legislação brasileira determina que todo o OLUC deve ser coletado e destinado ao rerrefino, proibindo sua queima ou descarte inadequado. Como resultado, entre 2021 em 2023, foram coletados mais de 1.7 bilhão de litros do resíduo, resultando na produção de 1.1 milhões de litros de óleos básicos rerrefinados.
No segundo dia do evento, um painel foi dedicado a esse processo industrial, explorando como a transformação de resíduos em recursos sustentáveis fortalece a economia circular e a preservação ambiental. Marcelo Murad, Diretor de Óleos Básicos da Lwart Soluções Ambientais, com mais de 20 anos de experiência em logística e engenharia, apresentou um case de sucesso da empresa. A Lwart é a única produtora de óleos básicos de alta performance (Grupo II) na América Latina, e está expandindo sua capacidade de processamento de OLUC em 60%. Esse avanço fortalece a gestão do resíduo e aumenta a produção de óleos básicos no país, destacando o compromisso da Lwart com soluções sustentáveis.
Murad disse que “O rerrefino do óleo lubrificante usado tem um papel essencial na redução da pegada de carbono dos óleos lubrificantes e de todos os produtos que utilizam óleo básico. Compartilhar a experiência do Brasil em um evento global é uma oportunidade para reforçar como a inovação e a responsabilidade ambiental podem caminhar juntas, sendo esse um dos melhores caminhos para uma redução significativa dos impactos ambientais.”
Deixe seu comentário