Naturgy
faixa - nao remover

SHELL MUDA DISCURSO E ABANDONA PROJETOS DE GERAÇÃO SOLAR E EÓLICA NO BRASIL

RS1371_Gerard-Stolk-ATT-NC-746x560Ao que tudo indica, o interesse da petroleira Shell por energia renovável no Brasil parece ter ido até a página dois. A companhia anunciou um ajuste em seu portfólio e informou que vai descontinuar seus projetos atuais de geração centralizada de energia solar e eólica em terra no Brasil.

Como parte do nosso foco em desempenho, disciplina e simplificação, estamos sempre explorando maneiras de criar valor a partir do nosso portfólio de geração de energia, incluindo a retirada de atividades que não se encaixam em nossa estratégia ou não geram retornos suficientes”, explicou a Shell.

Em 2021, conforme noticiamos, o cenário era bem diferente. A Shell anunciava com orgulho que possuía uma carteira de 2,7 GW de empreendimentos solares em fase de planejamento no Brasil. Esse número poderia ainda crescer para cerca de 5 GW.

O comunicado desta semana não menciona qual será o destino da empresa no mercado de eólicas offshore no Brasil. A companhia já havia protocolado mais de 17 GW em pedidos de licenciamento de empreendimentos do tipo no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Em contrapartida, a petroleira quer acelerar sua produção de hidrocarbonetos no país. A multinacional anunciou recentemente a decisão final de investimento no bloco de Gato do Mato, na Bacia de Santos. A empresa prevê a instalação de um navio-plataforma (FPSO) com capacidade para produzir até 120 mil barris de petróleo por dia. O volume de recursos recuperáveis do campo é estimado em 370 milhões de barris, com expectativa de início da produção em 2029.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
PetkovicDráusio Lima Atalla Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

Sai DEI, entra MEI.

Petkovic
Visitante
Petkovic

Eólica e Solar é muito bonito pra ativista bem pago, mas pra quem paga os boletos, só resta o petróleo e gás mermo…