AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DA LAAD E ENCONTRAM VÁRIAS OPORTUNIDADES PARA SE MODERNIZAREM
A Marinha do Brasil vai construir um, radar naval com conteúdo nacional. O acordo foi feito durante a LAAD Security & Defence 2025, que está sendo realizada no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Marinha assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a empresa Omnisys, para executar estudos conjuntos com objetivo de desenvolver um radar naval de busca destinado inicialmente aos navios-patrulha de até 1.800 toneladas. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica representa evolução para a Marinha do Brasil, no sentido de reduzir a dependência externa no campo dos radares para aplicação naval e de fomentar a Base Industrial de Defesa (BID). A Omnisys (subsidiária do Grupo Thales) é certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica e possui mais de 40 produtos relacionados à Defesa. A empresa também atua no desenvolvimento tecnológico no segmento espacial, desenvolvendo e fornecendo equipamentos e sistemas embarcados em satélites.
Outra participação da Marinha do Brasil foi o passo dado junto à Marinha Real Britânica para fortalecer a cooperação bilateral em defesa, através da assinatura de um protocolo de intenções para a aquisição de dois navios multipropósito doca da classe Albion: o HMS Albion e o HMS Bulwark. O acordo demonstra o interesse mútuo em aprofundar a parceria entre as duas Marinhas e foi formalizado no ano de celebração do bicentenário de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. A aquisição das embarcações britânicas representa um reforço significativo para o Poder Naval Brasileiro, visto que esta classe de navios se notabilizou pela sua capacidade de condução de operações humanitárias, resposta a emergências, calamidades públicas e apoio à Defesa Civil, além de seu emprego clássico de projeção de poder. Dotados de elevada capacidade de transporte de tropas, veículos e carga e de um convés de voo para operações com helicópteros de grande porte, a aquisição desses navios agregará potencial para possibilitar o apoio da Marinha do Brasil à sociedade brasileira em situações de emergência, conforme foi requerido por ocasião do suporte às vítimas das fortes chuvas ocorridas em São Sebastião, em 2023, bem como durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024
A Força Aérea Brasileira (FAB) também participa do evento que é o maior e a mais importante feira de Segurança e Defesa da América Latina. A feira acontece até amanhã (4). O evento reúne empresas, instituições e especialistas do setor para promover debates e parcerias estratégicas, impulsionando o desenvolvimento da indústria de defesa no Brasil e no mundo. No estande da FAB, o público poderá conhecer de perto as maquetes das aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, símbolos da modernização da frota da Força Aérea. Além disso, será exibido o modelo do foguete espacial VSB-30, lançado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A exposição reforça o protagonismo brasileiro no setor aeroespacial e destaca a criação da ALADA, estatal voltada ao desenvolvimento tecnológico e à competitividade do país no mercado global.
O Exército Brasileiro participa da 15ª edição da LAAD apresentando também algumas novidades. O Ministro da Defesa, José Múcio, esteve visitando o estande e ressaltou a importância do evento para a indústria de defesa nacional, e também destacou que “a arma mais importante de defesa para proteção da humanidade é a diplomacia, o diálogo, que para vivermos em uma sociedade fraterna, temos que nos adaptar às diferenças”. A LAAD é a maior feira da América Latina de produtos de defesa e o Exército não podia ficar de fora”. Várias indústrias que têm sede no Brasil – empresas internacionais – estão expondo na LAAD, no momento em que o mundo está com a base industrial de defesa bastante aquecida. É uma oportunidade para se poder acompanhar a evolução tecnológica, em um contexto de orçamento limitado pelo governo brasileiro. Mesmo assim, existem oportunidades e soluções cada vez mais interessantes em todas as áreas de comando e controle, de sistema de mísseis e foguetes, de propulsão, de drones, de veículos blindados, de veículos aéreos, entre outras.
Deixe seu comentário