KAROON RETOMOU A PRODUÇÃO DO CAMPO DE BAÚNA, NA BACIA DE SANTOS
A Karoon anunciou a retomada da operação do campo de Baúna, na Bacia de Santos, após uma paralisação iniciada no início do mês de março. Além disso, a empresa também disse que concluiu com sucesso a intervenção e a retomada da produção do poço SPS-88. Assim, a produção no campo atingiu a produção de 26.500 barris por dia, um nível superior ao registrado antes da parada.
O flotel (unidade flutuante de acomodação) ancorado ao lado do FPSO Cidade de Itajaí desde fevereiro deve permanecer no local até 6 de abril. Ele tem sido utilizado para abrigar mão de obra adicional destinada a uma campanha estendida de manutenção, focada na redução do backlog de manutenção da unidade e na melhoria da confiabilidade dos equipamentos. A campanha, realizada em grande parte enquanto o FPSO operava normalmente, aproveitou a parada programada para manutenção anual. Outras atividades de manutenção pendentes estão previstas para o restante de 2025 e início de 2026, podendo incluir uma nova campanha com flotel no próximo ano.
O CEO e diretor geral da Karoon, Julian Fowles, destacou que o programa para melhorar a confiabilidade e disponibilidade do FPSO Baúna está avançando bem. A eficiência da unidade nas primeiras nove semanas de 2025, antes da parada para manutenção, foi superior a 95%, reflexo das 11.800 horas de trabalho realizadas no final de 2024 em equipamentos críticos de produção. A campanha com flotel permitiu a conclusão de mais 71.000 horas de atividades na fase seguinte do programa para reduzir o backlog de manutenção e aumentar a redundância dos equipamentos.
“Embora ainda haja trabalho a ser feito para eliminar completamente o backlog de manutenção e garantir um desempenho confiável e consistente do FPSO, as atividades já concluídas, somadas às que serão realizadas após a Karoon assumir a propriedade da unidade, devem nos permitir alcançar nossa meta de eficiência de longo prazo, entre 90% e 95%. Maior eficiência terá um impacto positivo nos resultados de produção”, afirmou Fowles.
A Karoon também fez avanços para adquirir o FPSO Baúna da Altera & Ocyan. A conclusão da transação está prevista para o final de abril, e a escolha do novo operador de operações e manutenção (O&M) da unidade deve ocorrer até meados do ano. As projeções de produção permanecem inalteradas por enquanto, mas serão atualizadas assim que a Karoon assumir a propriedade do FPSO, selecionar o novo operador de O&M e finalizar o planejamento da próxima fase de manutenção. A orientação atualizada de custos para 2025 será divulgada após a definição dos termos do contrato com o novo operador.
Deixe seu comentário