faixa - nao remover

RIO DE JANEIRO SERÁ SEDE EM MAIO DE NOVO CURSO INTERNACIONAL EXCLUSIVO SOBRE PEQUENOS REATORES

time-line-2024 (1) copiarUma nova oportunidade para profissionais da indústria nuclear que querem estar por dentro das últimas novidades das novas fronteiras do setor. A feira NT2E 2025, maior evento do segmento nuclear da América Latina, contará com um minicurso exclusivo sobre Reatores Modulares Pequenos (SMRs), que será oferecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O conteúdo será ministrado integralmente em inglês e ocorrerá entre os dias 20 e 22 de maio, durante a programação da NT2E no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e as pré-inscrições já estão abertas.

A atividade faz parte dos esforços da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), organizadora da NT2E, que deseja promover capacitação técnica e atualização sobre as novas tecnologias que estão moldando o futuro da energia nuclear. As inscrições podem ser feitas neste link. Para participar, é necessário estar inscrito na NT2E. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial: nt2e.org.

Entre os nomes confirmados para o curso estão Benoît Lepouze, engenheiro da AIEA; Nancy Mberia, economista do setor energético da agência; e Vincenzo Tiberi, oficial de segurança nuclear. Com o crescente interesse global por soluções energéticas limpas, os SMRs têm se destacado como uma alternativa promissora por sua flexibilidade, menor porte e potencial de segurança. O curso abordará os principais desafios e oportunidades dessa tecnologia, com discussões estratégicas conduzidas por especialistas internacionais.

Confira abaixo a programação completa:

20 de maio

14:00 – 14:20, Tecnologias de SMRs: Considerações sobre a implantação e expansão em países

14:30 – 14:50, Visão geral sobre Pequenos Reatores Modulares – Tecnologia e Design

15:00 – 15:20, Plataforma da IAEA sobre Pequenos Reatores Modulares e suas aplicações

21 de maio

11:30 – 11:50, Questões de implementação e implantação

12:00 – 12:20, Regulação e Licenciamento

12:30 – 12:50, Economia da Energia Nuclear e SMRs

22 de maio

11:30 – 11:50, Aplicações não-elétricas de SMRs – I e II

12:00 – 12:20, Abordagem de marcos da AIEA e infraestrutura para implantação de energia nuclear para SMRs

12:30 – 12:50, A iniciativa de harmonização e padronização nuclear (NSHI)

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of