Naturgy
faixa - nao remover

O UTCAL SUMMIT VAI DEBATER ATÉ AMANHÃ AS NOVAS TECNOLOGIAS DE UTILITIES E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

UTCALCom mais de mil participantes, o UTCAL Summit 2025 — o maior evento de utilities da América Latina, começou trazendo novidades para regulamentação dos setores de energia e de telecomunicações. Na abertura, o presidente da UTC América Latina, Dymitr Wajsman destacou a importância das novas tecnologias para o aprimoramento da entrega de serviços críticos. “Precisamos estar atentos aos avanços tecnológicos, discutindo de que forma as novas tecnologias, como a inteligência artificial, podem contribuir para aprimorar a oferta de serviços críticos, como luz, telecomunicações e gás, sem os quais a vida da população é impactada.

Uma das novidades apresentadas a profissionais do setor de utilities e players do setor foi o anúncio da apresentação de documento sobre a regulamentação do uso de tecnologias para armazenamento de energia elétrica, feita pelo diretor relator da Aneel, Ricardo Tili. A sua proposta deve ser anunciada deve até o dia 24 de maio, quando encerra seu mandato. Tili também apresentará uma minuta para a questão da regulamentação dos postes que envolve os setores de energia e telecomunicações, buscando um equilíbrio entre os interesses da Aneel e da Anatel. Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, solicitou a colaboração da UTCAL para atuar na coordenação de interferências do espectro para uso das faixas de radiofrequências associadas ao Serviço Limitado Privado (SLP) pelas utilities.

Nos debates, um painel internacional sobre “Tecnologias Emergentes”, com moderação de Allyson Gomes. A discussão reuniu Sidney Azeredo Nince, representante da Superintendência de Competição da Anatel, Lucas Pinz, diretor de Centros de Excelência da Eletrobrás, Gustavo Valfré, vice-presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, Carlos Alexandre Prado, e o presidente da European Utilities Technology Council (EUTC), Andreas Breuer. Eles discutiram o impacto da evolução das tecnologias, como o uso de inteligência artificial e o desenvolvimento da IA generativa no tratamento de dados no setor elétrico. Temas como IoT, Redes Não-Terrestres, Blockchain, Realidade Aumentada e Virtual e Conectividade Avançada (5G) foram apontadas como tendências de tecnologias emergentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of