BRASKEM IDESA INAUGURA SEU TERMINAL DE ETANO NO MÉXICO APÓS INVESTIMENTO DE US$ 450 MILHÕES
A Braskem Idesa, em parceria com a Advario, anunciou a inauguração do Terminal Química Puerto México (TQPM), localizado em Coatzacoalcos, no estado de Veracruz. A nova infraestrutura, que recebeu um aporte de US$ 450 milhões, garantirá autossuficiência no fornecimento de etano para a produção de polietileno da petroquímica. O etano é um componente essencial na fabricação de polietileno de alta e baixa densidade. Atualmente, o México precisa recorrer à importação para atender à demanda local — um cenário que tende a mudar com a operação do novo terminal.
Com capacidade para armazenar até 100 mil m³ de etano e realizar a importação de 80 mil barris diários, o TQPM permitirá à Braskem Idesa alcançar uma produção anual de 1,05 milhão de toneladas de polietileno, distribuídas entre 750 mil toneladas de PEAD (polietileno de alta densidade) e 300 mil toneladas de PEBD (polietileno de baixa densidade). “O TQPM representa um importante marco para o desenvolvimento industrial mexicano, contribuindo para a resolução do déficit estrutural de gás etano no país”, afirmou Isabel Figueiredo, CEO da Braskem Idesa.
O empreendimento é resultado da colaboração entre a Braskem Idesa — joint venture entre a brasileira Braskem e o Grupo Idesa, líder do setor petroquímico no México — e a Advario, divisão da holandesa Oiltanking, especializada na construção e operação de terminais logísticos. “O TQPM fornecerá matérias-primas e produtos petroquímicos intermediários adicionais para outras indústrias mexicanas que atualmente operam em baixas taxas. Isso impulsionará muito o mercado”, declarou Roberto Ramos, CEO da Braskem. “E tamanho desenvolvimento está alinhado ao foco da Braskem de buscar mais estabilidade nas operações, garantindo maior confiabilidade de fornecimento e competitividade”, acrescentou.
Deixe seu comentário