PORTO DE NAVEGANTES RECEBEU O DÉCIMO CAÇA GRIPEN F-39 DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Depois de 21 dias navegando a bordo de um navio cargueiro, diretamente de Norrköping, na Suécia, chegou no Porto de Navegantes o 10º caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). O navio Fagelgracht, do armador Spliethoff, foi o responsável pelo transporte até Navegantes, pelas facilidades operacionais no porto e seus investimentos em segurança da companhia, que são essenciais para o recebimento do caça. Além disso, a proximidade com o Aeroporto Internacional de Navegantes é um fator estratégico, assim como a Avenida Portuária, que facilita o transporte terrestre da aeronave até o aeroporto. A operação foi realizada pela equipe da Portonave, com duração de cerca de 1h30. A Companhia possui a certificação ISPS Code, conjunto de normas que atestam a segurança do recinto alfandegado, emitida pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), e dispõe de infraestrutura e procedimentos rigorosos para as operações: conta com
aproximadamente 400 câmeras de vigilância – com recursos de visão noturna, detecção de movimento e zoom de até 60 vezes, além de drones e viaturas para resposta rápida. Para a vistoria de contêineres, possui dois scanners, capazes de inspecionar cerca de 1 mil contêineres por dia. Em abril, dois novos e modernos scanners foram adquiridos, com operações previstas para iniciarem até julho.
Diversos procedimentos foram realizados para garantir o sucesso da operação: recebimento e segregação do caça em um local específico no cais, controle de acesso de pessoas com protocolos reforçados e integração e planejamento logístico com a FAB e órgãos de trânsito e de segurança pública locais. Essa foi a sétima operação de descarga de caça F-39 Gripen. A aeronave representa um importante salto qualitativo e tecnológico para o aumento da capacidade operacional da FAB, pois é reconhecida pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e tecnologia avançada. O F-39 Gripen é fabricado pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança.
Após a descarga, o caça foi transportado até o Aeroporto Internacional de Navegantes por terra. O deslocamento de pouco mais de dois quilômetros aconteceu durante a madrugada. Por questões de segurança, a aeronave é transportada da Suécia ao Brasil sem combustível. Assim, o translado até o aeroporto é realizado em terra, onde o caça é abastecido. No aeroporto, são realizadas instalações finais de equipamentos na aeronave e testes prévios ao voo. O 10º Gripen ficará sediado na Base Aérea de Goiânia, centro do país.
Deixe seu comentário