faixa - nao remover

A NECTA COMEÇA EM PRESIDENTE PRUDENTE AS OBRAS DE EXPANSÃO DO PRIMEIRO GASODUTO DE BIOMETANO NO BRASIL

handler (22)A Necta, companhia distribuidora de gás, iniciou as obras de expansão do primeiro gasoduto destinado exclusivamente ao transporte de biometano no Brasil. A adição de 40 km de rede no perímetro urbano permitirá conectar mais 5 mil clientes no município de Presidente Prudente. O investimento no projeto é da ordem de R$ 11,5 milhões e a execução será finalizada no mês de dezembro, quando o município somará 65km de tubulação,  uma vez que já conta com o sistema de gasoduto em operação, atendendo consumidores industriais na região desde 2023.  José Eduardo Moreira, CEO da Necta, disse que “A expansão da empresa é direcionada a novos clientes dos setores residencial e comercial, e permitirá que mais moradores aproveitem os benefícios do gás canalizado em casa, em seu comércio ou em indústrias.”

handler (21)Para a obra, a Necta utiliza uma tecnologia não destrutiva de perfuração direcional horizontal: pequenas valas são abertas a cada 100 metros com o auxílio de uma perfuradora para a instalação dos dutos de polietileno de alta densidade, a uma profundidade média de 80 centímetros. “Essa técnica assegura a agilidade da obra com o mínimo de interferência na rotina da população. Ao ser finalizada, a infraestrutura será eficiente e proverá segurança energética para o uso em áreas urbanas”, afirma o CEO. O projeto está contemplado pelo programa estadual Cidades Sustentáveis. O município foi o primeiro 100% verde do país, ao receber um gasoduto isolado de biometano, em 2019, com abastecimento diretamente pela Usina Cocal a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

A expansão do uso desse combustível renovável em larga escala abre novas oportunidades de investimento no Noroeste Paulista e reforça o compromisso da Necta com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos habitantes de sua área de concessão. Com sede administrativa em Ribeirão Preto (SP), a Necta é uma empresa da Commit, uma joint venture entre Compass e Mitsui. A companhia é responsável pela distribuição de gás canalizado no noroeste do estado de São Paulo e atende 49 municípios, com mais de 1.400 km de rede e cerca de 50 mil clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of