faixa - nao remover

A CATTALINI TERMINAIS PASSA A USAR UMA NOVA TECNOLOGIA AVANÇADA NAS INSPEÇÕES DE SEUS DUTOS

PIG instrumentado - equipesA Cattalini Terminais adotou em suas instalações uma das mais avançadas tecnologias de inspeção de dutos: o PIG Instrumentado na moderna versão PIG PAUT (Phased Array Ultrasonic Testing). O equipamento é reconhecido internacionalmente por sua precisão. Ele é dotado de sensores ultrassônicos de alta performance, já utilizados nos diversos terminais do mundo. A inspeção técnica abrange 36 linhas da ampla malha de dutos que interliga os centros de tancagem às praças de bombas, ao píer público e ao píer privado da Cattalini, num total de 19 quilômetros de extensão. O equipamento percorre internamente os dutos, realizando uma varredura minuciosa para mapear possíveis trincas, corrosões, perda de espessura, amassados e outras anomalias estruturais.

O  superintendente operacional, Carlos Ichi,  disse que “Conhecemos a ferramenta durante a feira Internacional na Alemanha, voltada à inspeção decatalini dutos. O evento destacou os avanços do setor relacionados a inspeção e garantia da integridade estrutural de ativos, exigindo uma análise criteriosa das tecnologias disponíveis até a escolha do PIG Instrumentado PAUT pela Cattalini Terminais, reforçando nosso compromisso de inovação com segurança e performance.” Segundo Weder Alexandre Pozza, gerente de manutenção da Cattalini Terminais, trata-se de um processo complexo que exige monitoramento contínuo. “A inspeção é um diferencial importante para a companhia, fornece dados essenciais para prevenir falhas e contribui para definirmos a frequência ideal de monitoramentos. O PIG instrumentado PIG Instrumentadogarante confiabilidade ao nosso Plano de Integridade dos Dutos, permitindo uma rotina de inspeções com dados de alta resolução.

A operação envolveu engenheiros e técnicos da Cattalini, Morken Brasil e da inglesa Vector Inspection. “As operações com PIG instrumentado tiveram bons resultados e execução segura. A ferramenta identifica e dimensiona defeitos com alta precisão, superando tecnologias convencionais”, comentou Lucas Leão, gerente operacional da Morken Brasil. Opinião compartilhada pelo engenheiro e líder de projeto da companhia Brasil, Vinicius Araujo: “A solução permite mapeamento detalhado e previsão de falhas, aumentando a segurança e o controle das operações”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of