DESTRUIÇÃO DAS INSTALAÇÕES NUCLEARES IRANIANAS DUROU APENAS 25 MINUTOS DE BOMBARDEIOS DE CAÇAS E SUBMARINO
Apesar dos ataques precisos, a Agência Internacional de Energia Atômica acredita que ainda é cedo para confirmar o fim das atividades nucleares pelo Irã. O general americano comandante das operações estratégicas deu uma entrevista esta manhã detalhando as operações. Iscas, furtividade, destruição de bunkers: como os EUA bombardearam as instalações nucleares do Irã. Todas as munições de precisão atingiram o que queriam atingir e os americanos acreditam que o ataque conseguiu destruir as três instalações. O presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Dan Caine, e o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth , deram todos os detalhes e o contexto de como as forças americanas destruíram as instalações nucleares em apenas 25 minutos. Hegseth disse que “As ambições nucleares do Irã foram destruídas”.
O General Caine explicou que um número maior de aeronaves do que aquelas que eventualmente atingiram o Irã voou inicialmente do Missouri na direção do Irã, mas que depois a maioria das aeronaves se partiu para o Oeste como isca. Ele disse que os EUA usaram 75 armas guiadas de precisão durante a operação. Apenas sete bombardeiros B-2 continuaram a avançar em direção à República Islâmica em silêncio de rádio virtual. Outras aeronaves de escolta vindas de outra direção se juntaram aos bombardeiros B-2 antes que eles entrassem no espaço aéreo iraniano.
Foram disparos cibernéticos preventivos de caças de quarta e quinta geração e 24 mísseis Tomahawk de um submarino americano próximo para distrair o Irã, enquanto os bombardeiros B-2 avançavam em direção às instalações nucleares Fordow e Natanz. De acordo com Hegseth, todas as munições de precisão atingiram o que queriam atingir e eles acreditam que o ataque conseguiu destruir as duas instalações. Nenhum iraniano foi alvo, apenas três instalações nucleares, de acordo com autoridades americanas.
Hegseth acrescentou que os EUA não têm interesse em mudança de regime e teriam preferido chegar a um novo acordo nuclear com o Irã em vez de ter que atacar. No entanto, Hegseth disse que Trump determinou que as negociações estavam travadas e que a República Islâmica não avançaria o suficiente para acabar com a ameaça de obter uma arma nuclear. Ele alertou o Irã contra ataques às tropas americanas no Oriente Médio, para que os aiatolás não enfrentem uma resposta
americana ainda maior. No entanto, se o Irã não atacar as tropas americanas, ele deu a entender que as forças americanas podem ter completado sua intervenção contra o Irã.
Mísseis Tomahawk também atingiram a instalação nuclear de Isfahan. O General Caine disse que a avaliação dos danos causados a Fordow ainda não era final e estava em andamento. A impressão era que talvez não houvesse uma avaliação final imediata, mesmo neste domingo(22) ou na segunda-feira(23). Inicialmente, por volta de 1h45, horário do Irã, os B-2 lançaram duas bombas de 30.000 (MOAB), especificamente sua variante Massive Ordinance Penetrator (MOP), em Fordow. Iscas, furtividade, destruição de bunkers: como os EUA bombardearam as instalações nucleares do Irã.
Deixe seu comentário