faixa - nao remover

DISTRIBUIDORAS DE SÃO PAULO, PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL LANÇAM CHAMADA PARA AQUISIÇÃO DE GÁS NATURAL E BIOMETANO

1705412099073

Eudis Furtado

As distribuidoras de gás canalizado Compagas (Paraná), Necta Gás (noroeste de São Paulo) e Sulgás (Rio Grande do Sul) lançaram hoje (23) uma chamada pública conjunta para aquisição de suprimento de gás natural, gás natural liquefeito (GNL), gás natural comprimido (GNC), biometano ou produtos similares. O objetivo é abastecer diversos segmentos atendidos pelas concessionárias, como os mercados industrial, veicular, comercial, residencial, entre outros. A expectativa total de aquisição é de aproximadamente 750 mil metros cúbicos de gás por dia.

A Compagas busca contratar cerca de 250 mil m³/dia a partir de 2026 para atender seu mercado cativo. Já a Necta prevê contratar até 300 mil m³/dia, incluindo gás natural e biometano. No caso da Sulgás, o volume estimado é de até 200 mil m³/dia, com início de fornecimento também a partir de janeiro de 2026. As propostas poderão contemplar fornecimento . Apesar do lançamento  da chamada em conjunto, a seleção e contratação serão conduzidas de forma individual por cada distribuidora.

1602320763244

José Eduardo Moreira

As empresas interessadas devem apresentar suas propostas até o dia 23 de julho, conforme as condições estabelecidas nos editais específicos de cada companhia. Os documentos estão disponíveis nos sites das distribuidoras e também no portal www.chamadapublicadogas.com.br. Os editais detalham os volumes, tipos de contratação (firme, interruptível e flexível), locais de entrega e datas previstas para o início do fornecimento.

Ao buscar opções de supridores e modalidades de contratação de gás natural e biometano, buscamos mais competitividade, flexibilidade e previsibilidade para atender nossos clientes com eficiência. Esta diversificação também é essencial para garantir segurança no fornecimento, acompanhar a dinâmica do mercado e suportar os planos de expansão da companhia com inteligência energética”, explica o CEO da Compagas, Eudis Furtado.

Marcelo Leite

Marcelo Leite

Já o CEO da Necta, José Eduardo Moreira, o mercado de gás canalizado é crescente, impulsionado pela transição energética e pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes. “A chamada pública conjunta abre espaço para uma contratação de suprimento em condições mais competitivas. Nosso objetivo é levar os serviços de gás canalizado a um número cada vez maior de clientes e localidades, garantindo a segurança energética, a transição para uma energia mais limpa e o desenvolvimento regional”, declarou. 

Por fim,  CEO da Sulgás, Marcelo Leite, avaliou que a chamada é mais um passo para os projetos de expansão dos serviços de gás canalizado na área de concessão no Estado do Rio Grande do Sul. “A Sulgás vem registrando importante crescimento. Em dezembro de 2024, alcançamos o resultado histórico de 100 mil clientes, ampliando nossa base em aproximadamente 50% desde que a concessão da companhia passou para a iniciativa privada, em janeiro de 2022. Com essa chamada pública conjunta, queremos reforçar o fornecimento de gás natural no Rio Grande do Sul, contribuindo para uma transição energética segura e promover desenvolvimento do Estado”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of