CNPE ELEVA MISTURA DO ETANOL NA GASOLINA PARA 30% E DO BIODIESEL NO DIESEL PARA 15%
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) se reuniu nesta terça-feira (25), na sede do Ministério de Minas e Energia, com a participação do presidente Lula, e aprovou o incremento na proporção de etanol anidro na gasolina, que passará de 27% para 30% (E30). O colegiado também autorizou a elevação do teor mínimo obrigatório de biodiesel no óleo diesel de 14% para 15% (B15). Ambas as mudanças começam a valer em 1º de agosto.
Durante evento público realizado após o encontro do CNPE, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, declarou que o acréscimo da mistura de etanol tem potencial para reduzir o valor da gasolina nas bombas em até R$ 0,11 por litro. Segundo ele, a medida também reforça a segurança energética do país, ao reduzir a exposição do Brasil às variações do preço do petróleo no mercado externo, especialmente diante das tensões atuais no Oriente Médio.
O governo federal também destacou que a nova política tornará o Brasil autossuficiente em gasolina, revertendo o papel de importador. “Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina. Agora, com o E30, vamos exportar. Haverá um aumento de 1,5 bilhão de litros por ano na demanda por etanol”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), por sua vez, celebrou a decisão do CNPE. Em nota oficial, destacou os impactos positivos da medida: “Em meio à tantas incertezas no cenário internacional, que afetam preços e causam instabilidade nos mercados, a decisão do governo brasileiro promove a soberania nacional, ao tempo em que garante a expansão de investimentos na ordem de R$ 200 bilhões; impulsiona a transição energética, reduz a emissão de gases estufa, além de estabilizar os preços da cadeia de proteínas.”
Deixe seu comentário