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TECNOLOGIA AUXILIA CONSÓRCIO CONSTRUTOR DA PONTE DE GUARATUBA, NO PARANÁ, A SUPERAR DESAFIOS

ponteA Ponte de Guaratuba, projeto aguardado há mais de meio século no Paraná, conectará os municípios de Guaratuba e Matinhos. A obra prevê a construção de uma ponte estaiada sobre o mar e seus acessos urbanos, apresentando desafios complexos de engenharia relacionados a condições estruturais, climáticas, efeitos de maré e interferências urbanas, além de uma alta sensibilidade ambiental. Uma das particularidades dessa obra consiste na presença de uma linha de transmissão de 138kV que cruza a baía, passando pela área de construção da ponte estaiada, próximo ao mastro central. Para verificar as interferências e identificar a solução mais segura e eficiente para a execução da obra, o Consórcio Construtor (formado por Odebrecht Engenharia e Construção, Carioca Christian-Nielsen Engenharia e Goetze Lobato Engenhari) optou por realizar o aerolevantamento topográfico da região em conjunto com os modelos tridimensionais.

O projeto iniciou-se com a identificação de dois problemas. O primeiro consistiu na limitação do levantamento topográfico com estações totais em balsas, sendo utilizados drones de alta precisão para capturar imagens e dados geoespaciais. Essa abordagem, visando superar as limitações dos métodos tradicionais, reduziu os riscos de imprecisão causados pelo movimento das ondas, ventos e marés nas balsas, aumentou a velocidade de execução do serviço e segurança no processo, e proporcionou maior confiabilidade nos resultados.

Em um segundo momento, identificou a dificuldade no levantamento das linhas de transmissão. A estação total, mesmo sendo de última geração, não conseguia detectar os cabos, por este serem de pequeno diâmetro e por estarem em constante movimento, além de não ser possível a visualização espacial e tridimensional, algo que dificultava a verificação de possíveis interferências. Para mitigar esses riscos, o projeto executivo foi desenvolvido utilizando o BIM, seguindo um Plano de Execução BIM (BEP) elaborado em colaboração com o cliente.

Integração do modelo da ponte com a linha de transmissão existente.

Integração do modelo da ponte com a linha de transmissão existente.

Um dos principais desafios identificados foi a natureza “fast track”, isto é, o projeto e a execução ocorrem simultaneamente. Essa situação pode resultar na identificação tardia de interferências, o que dificulta o processo de tomada de decisão, considerando o tempo necessário para o desenvolvimento do modelo BIM é relativamente longo comparado à urgência das respostas para ajustes no projeto.

A utilização do BIM e do aerolevantamento com drones mostrou-se uma metodologia eficaz para o projeto da Ponte de Guaratuba. A integração do modelo BIM com os dados precisos obtidos pelos drones permitiu uma análise abrangente das interferências, otimizando o projeto e minimizando riscos durante a construção. A visualização tridimensional e a capacidade de simulação proporcionadas pelo BIM facilitaram a comunicação e colaboração entre as equipes, agilizando a tomada de decisões e a resolução de conflitos.

Os resultados positivos dessa abordagem incluem a redução significativa de custos e prazos, melhoria na segurança dos trabalhadores e maior precisão dos dados. A diminuição de 74% nos custos e 77% no tempo de levantamento topográfico, juntamente com a eliminação da necessidade de acesso a áreas de risco, demonstram a eficiência e os benefícios da metodologia.

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