A EXPANSÃO DO PRÉ-SAL LEVA MAIS DESENVOLVIMENTO PARA SANTOS COM REFLEXOS NO PREÇO DO METRO QUADRO NA CIDADE
Santos é uma cidade extremamente conhecida por suas lindas praias e por sua vida noturna bem ativa. Porém, nos últimos anos, a região ganhou protagonismo graças ao pré-sal, que é maior reserva de petróleo no litoral brasileiro. Pode até não parecer, mas depois da descoberta e da extração do petróleo na Bacia de Santos, o mercado imobiliário da cidade passou por um crescimento significativo, especialmente em apartamentos em Santos para alugar, que estão cada vez mais valorizados, um reflexo direto do bom momento que a região vive. Antes impulsionado pelo turismo e pela qualidade de vida, os imóveis em Santos também estão passando por uma boa apreciação devido ao petróleo retirado na região.
O que é o pré-sal?
Para lembrar, antes de falarmos sobre o mercado imobiliário de Santos, é importante entender mais sobre o pré-sal e qual a sua importância. O pré-sal é uma formação geológica que fica a muito quilômetros abaixo do fundo do mar, abaixo de uma extensa camada de sal. Esse ambiente é uma reserva gigante de petróleo e gás natural e se estende por mais de 800 quilômetros ao longo da costa sudeste do país, incluindo a Bacia de Santos. Nas últimas décadas, as tecnologias de extração de petróleo e o investimento bilionário de empresas petrolíferas impulsionaram a extração do pré-sal e gerou um bom rendimento para a cidade.
O efeito do pré-sal no mercado imobiliário de Santos
O descobrimento do pré-sal fez com que muitas empresas petrolíferas investissem na região. Com isso, muitos profissionais qualificados acabaram se mudando pra lá, comprando ou alugando imóveis e impactando diretamente o mercado da cidade. Vale lembrar que as estações de petróleo precisam de profissionais com muita qualificação, o que normalmente resulta em salários maiores e, como consequência, na procura por imóveis de alto padrão e luxo. Com uma demanda maior, aumentou também o preço e a preocupação da prefeitura em melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores. Também vale lembrar que mesmo com o aumento na procura, a oferta de imóveis em Santos ainda é limitada, o que ajuda ainda mais a aumentar a valorização, tanto do aluguel quanto da compra. Além disso, não são só imóveis residenciais que estão em alta na cidade, pois imóveis comerciais também passaram por aumentos na demanda.
Novos empreendimentos e valorização acelerada
A alta demanda e a valorização dos imóveis em Santos depois da descoberta do pré-sal fizeram com que muitas construtoras e incorporadores olhassem para a cidade com outros olhos. De uns anos para cá a cidade está passando por um ciclo de renovação urbana, com revitalização, melhorias, reformas e construções em praticamente todos os bairros. Além disso, a verticalização é uma tendência na cidade, tendo em vista que o seu espaço de construção é limitado por conta da praia e da serra do mar. Muitas famílias procuram um apartamento bem localizado, seguro, com uma ótima infraestrutura e com áreas completas de lazer, e as construtoras estão pensando nesses pontos na hora de fazer seus empreendimentos. Alguns bairros possuem uma procura ainda maior como,
por exemplo, a Ponta da Praia, Boqueirão, Aparecida, entre outros. Isso ajuda a manter a valorização e a chegada de novos imóveis, o que só mantém o mercado imobiliário de Santos ainda mais aquecido.
Efeitos colaterais
Apesar dos muitos pontos favoráveis, o mercado imobiliário também está passando por alguns efeitos colaterais depois da exploração do pré-sal. Em primeiro lugar, apesar de ser algo bom para proprietários e empresários, a valorização desenfreada apresenta um grande problema para algumas famílias, principalmente as que vivem de aluguel. Além disso, quem já tem um imóvel na região notou que o preço de muitos produtos e serviços subiu, o que obrigou algumas famílias a procurarem regiões mais baratas. Esse processo, conhecido como gentrificação, consiste na mudança do perfil de moradores de um bairro, onde os mais antigos se mudam para dar lugar aos novos habitantes com poder aquisitivo maior.
Além da moradia, o aluguel comercial também passou por um aumento nos últimos tempos, afetando quem quer investir na região. Por fim, a infraestrutura urbana, mesmo sendo boa, pode passar por alguns problemas na cidade devido ao aumento populacional, como aumento no trânsito, maior demanda por saúde e segurança, educação, entre outros.
Santos – uma vitrine de oportunidades
Apesar dos problemas, Santos definitivamente é uma ótima cidade tanto para quem quer investir quanto para quem quer viver em um bom lugar. Quem quer tirar lucros, o momento é bem oportuno, tendo em vista o crescimento do mercado imobiliário da cidade depois da exploração do pré-sal. Com isso, quem investe na área costuma ter bons lucros, tendo em vista que o aluguel e a compra de imóveis cresceram bastante na cidade, junto com os preços. Também vale ressaltar que Santos é uma cidade turística, e durante a alta temporada o mercado de aluguel e os comércios locais costumam ter uma boa procura e ter bons lucros. Compartilhe estas oportunidades em suas redes sociais para que mais pessoas vejam como o pré-sal ajudou o mercado imobiliário de Santos.
Deixe seu comentário