A ROSATOM CONSEGUE PRORROGAR POR MAIS 19 ANOS UM DOS REATORES DA CENTRAL NUCLEAR DE KALININ
O regulador nuclear da Rússia russo Rostekhnadzor emitiu uma licença de operação para a unidade 1 da usina nuclear de Kalinin até junho de 2044, após uma revisão de segurança e uma inspeção no início deste ano, que confirmaram que o equipamento da unidade está em conformidade com todos os padrões e requisitos modernos, disse a Rosatom. O regulador verificou os resultados do trabalho já realizado para modernizar e programação para substituir os equipamentos quando for necessário, além do plano de trabalho que está em andamento para garantir que a unidade possa operar com segurança por mais tempo.
Viktor Ignatov, diretor da usina nuclear de Kalinin, disse que “A operação confiável da Usina Nuclear de Kalinin faz uma contribuição importante para garantir a segurança energética da Rússia central e influencia significativamente o desenvolvimento socioeconômico da região e o padrão de vida da população.” A usina de Kalinin fica a pouco mais de 320 quilômetros a noroeste de Moscou, na região de Tver, e é composta por quatro unidades. As unidades 1 e 2 são reatores V-338 modelo VVER-1000, que entraram em operação comercial em 1985 e 1987, respectivamente. Kalinin 3 e 4 são ambos reatores V-320 modelo VVER-1000 de 950 MWe, concluídos em 2004 e 2012.
Em 2014, o Kalinin I recebeu uma extensão de 10 anos até 2025, após um programa inicial de modernização. Entre as medidas de modernização necessárias para o período de extensão mais longo está a construção, no último ano, de um novo simulador de sala de controle em escala real para o Kalinin I. Anteriormente, o simulador era compartilhado com a segunda unidade, mas o programa de modernização exige agora uma instalação de treinamento própria.
Deixe seu comentário