faixa - nao remover

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA QUALIFICOU A EMPRESA CEMES PARA PARTICIPAR DO PROJETO POÇO TRANSPARENTE

fracking-gefaehrdet-trinkwasserO Ministério de Minas e Energia (MME) habilitou a empresa Cemes Petróleo no projeto Poço Transparente, uma iniciativa que visa ampliar o entendimento da sociedade sobre os chamados reservatórios não convencionais. O programa tem como propósito produzir conhecimento técnico e científico sobre o subsolo brasileiro, permitindo avaliar em quais condições essas operações podem ocorrer de forma segura para o meio ambiente e para a saúde pública. Os recursos não convencionais de óleo e gás estão localizados em formações geológicas que demandam tecnologias sofisticadas para sua extração, como o fraturamento hidráulico — técnica baseada na injeção de fluidos sob alta pressão para provocar fissuras nas rochas e permitir a liberação dos hidrocarbonetos

A habilitação da empresa representa apenas uma fase inicial do processo e não configura autorização para o início de atividades em campo. A proposta da Cemes será submetida, a partir de agora, a um processo de monitoramento conduzido pelo MME, com o objetivo de assegurar o uso das melhores práticas técnicas disponíveis. Isso permitirá que os órgãos competentes possam avaliar o licenciamento ambiental e verificar o cumprimento dos mais elevados padrões de segurança operacional exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Como parte dos compromissos firmados no âmbito do Poço Transparente, a empresa manterá uma plataforma digital acessível ao público, com divulgação contínua e detalhada de informações sobre o projeto. Todas as etapas — desde o processo de licenciamento ambiental até a emissão das autorizações pelos órgãos reguladores — serão acompanhadas pelo MME e por outras instituições públicas. A ANP também deverá aprovar as atividades previstas, assegurando que estejam em conformidade com as normas mais exigentes de segurança ambiental e técnica. As ações executadas e a transparência de cada uma delas junto à sociedade também serão alvo de acompanhamento.

O Poço Transparente tem como objetivo principal permitir que a sociedade acompanhe, com transparência e supervisão, todas as etapas do desenvolvimento do poço, incluindo perfuração, completação, fraturamento hidráulico, teste de produção e posterior abandono em reservatórios de baixa permeabilidade. “Ao dar transparência a esses conhecimentos técnicos e científicos sobre o subsolo brasileiro, o projeto dá publicidade à rigorosa segurança que ocorre nestes processos e oferece subsídios para o aprimoramento do marco regulatório nacional, oferecendo mais previsibilidade tanto para o Estado quanto para a indústria“, disse o MME, em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of