ANGRA 1 É RECONECTADA AO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL APÓS PARADA PROGRAMADA
O “sextou” do Operador Nacional do Sistema (ONS) começou com a boa notícia do retorno da operação de Angra 1. A planta foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta sexta-feira (11), às 16h29, após o fim da 29ª parada programada para reabastecimento de combustível O reator havia sido religado na noite da última terça-feira (8) e, como previsto nos protocolos técnicos, o retorno à operação plena ocorrerá de forma gradativa, seguindo padrões rigorosos de segurança e desempenho.
Diferente das paradas anteriores, esta teve duração ampliada em razão de atividades extras previstas no Programa de Extensão de Vida da usina, voltado a garantir sua operação por mais duas décadas. Os trabalhos incluíram modernização de sistemas, troca de equipamentos e inspeções técnicas detalhadas. Foram realizadas cerca de 6.545 atividades durante o processo, com o envolvimento de 1.517 profissionais especializados, incluindo 259 estrangeiros. Todo o planejamento e execução seguiram práticas internacionais adotadas em paradas de reabastecimento, que ocorrem regularmente a cada 15 meses.
Entre os principais marcos da parada estão a substituição da instrumentação nuclear interna e a troca dos termopares de saída do núcleo do reator — componentes essenciais para o controle seguro da operação. Além disso, foram feitas manutenções nos transformadores principais, atualizações tecnológicas em sistemas de medição, inspeções em soldagens e intervenções nos circuitos primário e secundário da instalação.
“Esta foi uma parada estratégica para Angra 1. Além do reabastecimento de combustível, aproveitamos para avançar em projetos estruturantes que aumentam a confiabilidade da usina e preparam a unidade para operar com alto desempenho por mais 20 anos”, afirmou o superintendente da usina, Abelardo Vieira. Antes da parada, Angra 1 operou de forma contínua por 452 dias, com um fator de disponibilidade de 94,72% e produção acumulada superior a 5,3 milhões de MWh em 2024.
Deixe seu comentário