WESTINGHOUSE E GOOGLE UNEM FORÇAS PARA USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ACELERAR CONSTRUÇÃO DE REATORES
A Westinghouse anunciou uma colaboração com o Google Cloud para usar ferramentas de inteligência artificial (IA) com o objetivo de agilizar a construção de novas usinas nucleares e aprimorar a operação das usinas já em funcionamento. Pelo acordo com o Google Cloud, as empresas vão combinar as soluções de IA HiVE e bertha da Westinghouse com tecnologias e a expertise do Google Cloud para “transformar a construção dos reatores avançados da Westinghouse em um processo eficiente e replicável, além de aprimorar a operação de usinas nucleares existentes com base em análises de dados”.
Em setembro do ano passado, a Westinghouse apresentou o HiVE System — um sistema de inteligência artificial generativa baseado em mais de 75 anos de dados, conhecimento e experiência da empresa. O sistema conta com um modelo de linguagem específico para o setor nuclear, chamado bertha, em homenagem a Bertha Lamme, a primeira mulher nos Estados Unidos a se formar em engenharia mecânica, em 1893, e também a primeira engenheira contratada pela Westinghouse. Segundo a empresa, essas soluções de IA voltadas para o setor nuclear vão otimizar a implantação dos reatores AP1000, dos reatores modulares pequenos AP300 e do microrreator eVinci.
“Como o único reator modular totalmente licenciado e pronto para construção disponível hoje, nossa tecnologia AP1000 é a forma mais rápida de adicionar novas fontes de energia nuclear acessível e abundante à rede elétrica dos EUA”, disse Dan Sumner (foto principal), CEO interino da Westinghouse. “Ao fazer parceria com o Google Cloud para aprimorar nossas tecnologias HiVE e bertha, e com o respaldo de 75 anos de dados nucleares proprietários, podemos acelerar a implantação de novas unidades AP1000 e, ao mesmo tempo, implementar soluções poderosas de IA que vão otimizar a construção e operação das usinas nucleares.”
“Essa parceria com a Westinghouse combina as tecnologias e expertise em IA do Google Cloud com a experiência centenária da Westinghouse em inovação nuclear, traçando um novo caminho para um futuro mais inteligente e seguro”, afirmou Kyle Jessen, diretor-gerente de indústrias comerciais do Google Cloud. “A inteligência artificial não é apenas uma ferramenta; ela pode oferecer uma vantagem competitiva essencial. A Westinghouse está mostrando o que é possível.”
Como parte dessa colaboração, Westinghouse e Google Cloud já alcançaram uma prova de conceito inédita, utilizando a plataforma digital de projeto de usinas WNEXUS da Westinghouse e a inteligência artificial do HiVE, com tecnologias do Google Cloud como Vertex AI, Gemini e BigQuery. O objetivo foi gerar e otimizar automaticamente pacotes de trabalho modulares para a construção do AP1000.
Eventualmente teremos que escolher entre o mundo democrático capitalista e o mundo (menor, bem menor) autocrático capitalista. A confusão de Angra 3 eventualmente acabará, mesmo se no final dos tempos. Então escolheremos uma nova tecnologia nuclear, pois fazer por nós mesmos é utopia (mais ou menos como o submarino nuclear). Teremos que escolher entre usinas ocidentais, onde o AP-1000 está décadas na frente em todos os aspectos e usinas russas e chinesas. Assim como não temos um único avião de carreira russo ou chinês voando no Brasil, principalmente por motivos de segurança, espero que não abandonemos o ambiente ocidental na… Read more »