PRIO CONSEGUE LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA PARA DESENVOLVIMENTO SUBMARINO DE WAHOO
A petroleira PRIO deu mais um passo importante na expansão de suas operações offshore. A empresa informou nesta sexta-feira (18) que obteve a Licença Prévia (LP) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o sistema de desenvolvimento da produção do campo de Wahoo e a interligação dos poços ao FPSO Frade.
Com a liberação ambiental, a companhia poderá agora seguir com o processo para obtenção da Licença de Instalação (LI), etapa que autoriza o início efetivo das atividades de construção submarina e conexão dos poços do novo projeto ao FPSO já em operação no campo de Frade, na Bacia de Campos.
Adquirido em março de 2021, Wahoo teve sua comercialidade declarada em dezembro do mesmo ano, após estudos de viabilidade. Embora já existam poços exploratórios que comprovam a presença de petróleo, a operadora anterior não desenvolveu a infraestrutura necessária para a produção.
O campo de Wahoo é o primeiro totalmente desenvolvido pela PRIO. A produção será viabilizada por uma conexão submarina (tieback) de cerca de 30km de extensão, ligando Wahoo ao FPSO Frade, que possui uma capacidade de processamento de 100 mil barris de óleo por dia. A PRIO acredita que a interligação entre os ativos é crucial para o sucesso do projeto, pois sem essa estrutura, Wahoo seria inviável economicamente.
Deixe seu comentário