A PETROBRÁS TEM 45 DIAS PARA CONSEGUIR UM NOVO FORNECEDOR DE ÓLEO DIESEL OU PAGAR O PREÇO COM 100% DE AUMENTO PARA A RÚSSIA

Chambriard comandará uma força tarefa da minimizar impactos de uma segunda onda de sanções norte americanas
Até ontem (18) o setor de petróleo Brasil estava relativamente tranquilo em relação as consequências das tarifas de 50% impostos pelo governo americano a partir de 1º de agosto. O Brasil vende cerca de 3% do que produz diariamente para o mercado americano e, se até lá, como a vida está rascunhando, não tiver uma solução favorável, essa quantidade de petróleo poderia, sem muitas dificuldades, ser colocado em outro mercado, como a da própria Ásia. É assim que a Petrobrás está se organizando pra fazer. Por sua vez, para os Estados Unidos, seria um montante irrisório a ser substituído. Embora as exportações de petróleo e gás representem uma boa parcela dos embarques totais do Brasil para os Estados Unidos, cerca de 210 mil barris diáros (primeiro trimestre/25), a presidente da Companhia, Magda Chambriard, manteve a tranquilidade e determinou internamente um estudo para que a companhia não seja surpreendida no dia 1º de agosto.
Mas uma notícia de ontem(18) à noite, quase como em conjunto de sanções como a suspensão dos vistos de entrada nos Estados Unidos para Alexandre de Moraes e seus familiares, além dos ministros. ( e seus familiares) Luís Roberto Barroso, Flavio Dino, Carmen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Zanin e Paulo Gonet, houve a confirmação que foi divulgada pelo diretor geral da OTAN, Mark de que o Brasil teria sanções de 100 de tarifas de todos os negócios realizados com a Rússia, assim como a Índia e a China. Isto significa um encarecimento de absurdo nos preços dos remédios contra o câncer, feitos cm base no Tecnécio importado quase todo da Rússia, além da conta petróleo. O Brasil é dependente do diesel russo.
E esta nova posição leva muita preocupação para a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard. O Brasil tem aumentado significativamente suas importações de óleo diesel da Rússia, especialmente após o início da guerra na Ucrânia e as sanções impostas à Rússia. Em 2024, a Rússia se tornou o principal fornecedor de diesel para o Brasil, superando os Estados Unidos. As importações brasileiras de diesel russo atingiram níveis recordes, com um aumento expressivo em relação aos anos anteriores.
Em 2024, o Brasil importou US$ 8,3 bilhões em diesel, sendo que 65% desse valor veio da Rússia. Em 2023, a Rússia já havia se tornado o maior fornecedor de diesel para o Brasil, respondendo por 50,5% do total importado, enquanto os Estados Unidos ficaram em segundo lugar com 24,5%. Esse aumento nas importações de diesel russo é resultado da busca da Rússia por novos mercados após as sanções impostas pela União Europeia e outros países.
A crescente dependência do Brasil em relação ao diesel russo pode gerar preocupações, especialmente em relação à volatilidade do mercado internacional e possíveis retaliações. No entanto, a compra de diesel russo tem ajudado a conter os preços dos combustíveis no Brasil, e que a substituição desse volume por outros fornecedores pode ser difícil e gerar impactos negativos na inflação e no consumo, além de aumentar a tensão com os caminhoneiros que transportam grande parte das cargas pelo Brasil. Drama, drama, drama. Estas tarifas só entrarão em vigo se a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não foi interrompida até meados de setembro. A patrir de segunda-feira, a turma da Petrobrás, terá que encontrar diesel no mercado e com o mesmo preço da Rússia ,o que não será uma tarefa fácil.
Há muito se sabe que a compra do Diesel russo ajuda a financiar sua invasão da Ucrânia, multiplicando as vítimas e agredindo nossos valores. A Europa há muito deixou de importar combustíveis da Rússia para pressiona-la a acabar com a guerra. Se não nos importamos sobre o destino dos dólares enviados, se legítimos ou criminosos, ao menos deveríamos saber que isto teria um fim. Se não nos preparamos para este fim é porque não nos importamos com os riscos de nossa má ação, tanto quanto não nos importamos com as vítimas ucranianas. Deus castiga.
Resumiu bem Drausio…..quem compra da russia ajuda a matar Ucranianos…lamentavel a atitude do governo brasileiro que condena a guerra em Gaza mas fecha os olhos para a guerra da Ucrania
Se comprar diesel dos Estados Unidos ajuda a Israel matar crianças palestinas.
Resumiu muito bem Marcos
A Europa continua comprando gás russo.
Quem compra o diesel são inúmeras empresas PRIVADAS importadoras e também as grandes distribuidoras PRIVADAS… São negócios de mercado. Provavelmente no posto onde o diesel está mais barato e vários aqui estão abastecendo, o diesel deve ser russo. É muita papagaiada de quem não entende o mercado. Os empresários defensores da liberdade que estão comprando óleo e derivados baratos … E lucrando, assim como quem está vendendo armas e torcendo pela paz. Parar de hipocrisia.
DEIXOU DE CONSUMIR COMBUSTIVEL MAS CONSUME GAS NATURAL, OS ESTADOS UNIDOS FINANCIAM VARIOS SETORES QUE “AGRIDEM NOSSOS VALORES”
Infelizmente quem nos deixou nessa situação de dependência da importação de combustíveis que causou toda essa situação foi Bolsonaro que quando foi presidente aumentou nossa dependência de importação de combustível primeiro por desinvestir nas nossas refinarias, até vendendo parte delas a preço de banana. Segundo por reduzir o % de biodiesel no diesel. A atual gestão tem trabalhado pra aumentar % de biodiesel e retomou ampliação e/ou construção de nossas refinarias. Se não essas ações a situação seria pior e estaríamos de quatro diante de Trump. E olhe que Bolsonaro e sua trupe se dizem patriotas.
Primeiro preciso dizer que não tenho político de estimação para defender e gostaria que ambos (Lula e Bolsonaro) pagassem por seus crimes. Chega dessa cegueira ideológica. Quanto às refinarias, é necessário esclarecer que os governos petistas sucatearam e abandonam várias projetos superfaturados, inclusive Passdena nos EUA, que gerou prejuízos bilionários à Petrobras. A maior delas, Abreu e Lima em Pernambuco, foi um projeto megalomaníaco e fracassado (para desvios de verbas e corrupção) em parceira com a estatal corrupta venezuelana PDVSA (olha o parceiro!). Após anos de roubos e superfaturamento que alimentaram os caixas do PT, apenas metade do projeto foi… Read more »
Cara, acho que vc está perdido ou deve ser petista, porque a OTAN vai aplicar retaliação de 100% conforme dito no texto, e por acaso foi Bolsonaro que se aproximou de China, Russia e Índia? Foi Bolsonaro que falou besteira no Brics sobre o dólar para o Brasil sofrer retaliação no dia seguinte? Acorda meu amigo, o atual presidente está afundando o país e colocando toda a culpa no Bolsonaro para iludir seus eleitores..
A OTAN também está retaliando porque o atual governo se aproximou do eixo das ditaduras, o atual presidente vem também a tempos se posicionado como inimigo dos EUA, isso é ponto pacífico como principal motivo das retaliações apontados pelos cientistas políticos. O atual governo sabe que tomou a direção errada, mas não pode dar o braço a torcer pois tem eleições no proximo ano, então fica mais fácil colocar toda a culpa no Bolsonaro.
O imbecil vocês ficaram 16 anos antes de Bolsonaro e o investimento que fizeram em refinaria foi uma planta falida em Pasadina. Retórica besta. Cérebro de jumento.
Puxa vida hein…; que ironia do destino
Você sabe falar muito é merda, Dilma compra refinarias sucateadas por bilhões e ficaram jogadas pq não valiam nada, e a culpa é do bolsonaro kkkkk se o PT não tivesse roubando esses anos todos e investisse o dinheiro em refinarias não dependeriamos de ngm
Excelente colocação ManoeL
Se pelo menos tivessem terminado a refinaria Abreu Lima, que estaria capacitada para refinar o nosso petróleo pesado, ao invés de realizar o maior roubo da história nesta obra que não saiu do papel, estaríamos bem melhor na produção de diesel. Aí então a culpa é do Bolsonaro, pois é.
Quem importa diesel Russo sao as associadas da ABICOM. Empresas de capital fechado que estão pouco se lixando para o que a OTAN acha. Vão continuar importando. A PETROBRAS não é mais a responsável pelo abastecimento nacional. A preocupação é mover a exportaçao de petróleo para a Ásia. Para eventuais importações dd derivados, pode gaver um encarecimento de fretes ao deixar de comprar derivados do Golfo e passar a importar do oriente médio ou china.
Verdade, pelos comentários parece que entenderam que é a Petrobrás que importa o diesel, a matéria por não ser bem escrita, tende levar a esse entendimento. A pressão na Petrobrás será para maior alinhamento de seus preços ao mercado internacional e não porque ela compra o diesel Russo, então que fique claro ao leitor que não conhece esse mercado, que QUEM IMPORTA o diesel Russo são uma série de empresas PRIVADAS importadoras e as DISTRIBUIDORA privadas … São negócios de mercado.
Lamentavelmente podemos servir de exemplo, existe uma ordem mundial, desafia-la sem meios para tal é ridículo. China, Rússia têm seus guarda-chuvas nucleares, nós não temos nada. Com nossas ações de litígio oferecemos uma oportunidade de punição exemplar, podem nos imolar em praça pública e ninguém virá em nosso auxílio. Monroe já dizia, Américas para americanos, não chineses, russos, iranianos. E com nossa dependência e os poderes de hoje, não precisam repetir Pinochet. Precisamos de uma urgente missão de paz, humildade, bom senso, pragmatismo. É hora de avançar para trás, salvar o que é possível. É preciso coragem, pois a história… Read more »
A questao e a seguinte: vamos na coleira dos EUA como fazemos ha 200 anos, ou tentamos.mudar esta situaçao com o novo eixo que nos deixa uma coleira menos apertada e uma corda maos longa?
O governo Lula iludiu o nordeste com a promessa de construircfuascrefinarias, uma no Ceará (Pecem) e outra novroo grande no norte. No Ceará o terreno foi comprado e desocupado pelo governador cus Gomes. Teve cerimônia de lancamento e muita pompa. De repente, a Petrobras anunciou que não investiria mais. O sonho acabou para os dois Estados. Cid ficou indignado. Agora tá pagando pelo que fez, isso é, o povo vai pagar. Vamos sofrer enquanto o sapo rouco vai culpar o governo passado.