faixa - nao remover

DE UMA HORA PARA OUTRA, A TURQUIA ROMPE UM ACORDO DE 50 ANOS PELO USO DE UM OLEODUTO COM O IRAQUE

oleodutoA decisão da Turquia de cancelar o seu acordo de oleoduto de petróleo bruto de 50 anos com o Iraque causou surpresa nos mercados de energia. Em um decreto publicado no Diário Oficial da Turquia, Ancara anunciou que o acordo, assinado originalmente na década de 1970, juntamente com todos os protocolos subsequentes, será rescindido a partir de julho de 2026. O oleoduto Kirkuk-Ceyhan, com capacidade de 1,6 milhão de barris por dia, está inativo desde 2023, quando um painel de arbitragem internacional ordenou que Ancara pagasse US$ 1,5 bilhão em danos por supostamente facilitar exportações não autorizadas de petróleo iraquiano entre 2014 e 2018. Antes da suspensão, o oleoduto era um importante canal de energia entre o norte do Iraque e o porto mediterrâneo de Ceyhan, no sul da Turquia.

Embora a Turquia tenha recorrido da decisão, o oleoduto permanece fechado e agora ficará assim permanente, a menos que um novo acordo seja alcançado. Fontesmapa familiarizadas com a estratégia de Ancara disseram ao Middle East Eye que a Turquia está ansiosa para negociar um novo acordo com Bagdá, que reflita as mudanças no cenário geopolítico e econômico desde a década de 1970. As agências de notícias iraquianas relataram que a Turquia já havia enviado um rascunho de proposta a Bagdá, buscando renovar e expandir a cooperação energética em áreas como petróleo, gás, petroquímicos e eletricidade. Fontes turcas explicaram que uma das principais motivações para a mudança é a natureza atual do acordo.

As agências de notícias iraquianas relataram que a Turquia já havia enviado um rascunho de proposta a Bagdá, buscando renovar e expandir a cooperação energética em áreas como petróleo, gás, petroquímicos e eletricidade. Fontes turcas turquiaexplicaram que uma das principais motivações para a mudança é a natureza atual do acordo, que trata a infraestrutura como uma entidade única que abrange ambos os países, tornando quaisquer modificações dependentes do acordo de ambos os estados. Desde a descoberta de reservas de petróleo por Ancara na região de Gabar, na Turquia, em 2023, houve planos para explorar se essa nova produção poderia ser conectada ao oleoduto. A Turquia quer cuidar de seu próprio oleoduto sob o novo acordo.

Em 2023, a Turkish Petroleum anunciou um depósito de petróleo de um bilhão de barris na região de Gabar, que já se tornou funcional. O Ministério da Energia da Turquia informou que a produção atingiu 81.000 barris por dia em maio deste ano. Ancara está otimista de que a perfuração contínua na região revelará reservas adicionais e a produção diária deverá atingir 100.000 barris por dia em um futuro próximo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of