faixa - nao remover

BNDES E TRANSPETRO FIRMAM PARCERIA PARA ESTUDO SOBRE INDÚSTRIA NAVAL E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

20250723_Transpetro_2O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Transpetro assinaram, nesta quarta-feira (23), um acordo de cooperação técnica voltado à elaboração de um estudo estratégico sobre o setor de construção naval e sua inserção no processo de transição energética. A cerimônia aconteceu na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, com a presença do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco, Nelson Barbosa, do diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Alexandre Barros Soares, e do gerente executivo de Engenharia e Manutenção de Navios da estatal, Flávio Gabina.

O estudo terá como foco central as “Oportunidades da descarbonização e da transição energética para a reestruturação da indústria naval”, com o objetivo de identificar caminhos para o fortalecimento da cadeia naval brasileira diante dos compromissos de redução de emissões na construção e operação de embarcações.

A iniciativa prevê o mapeamento da indústria naval nacional, o monitoramento de mercados e políticas industriais voltadas ao setor em outros países, além da análise de fatores produtivos e tecnológicos relacionados aos desafios da descarbonização e às novas dinâmicas geopolíticas. A modernização da infraestrutura portuária também será avaliada, com a apresentação de propostas de aperfeiçoamento e sugestões para a formulação de novas políticas públicas.

“A Transpetro entende seu papel como estatal na contribuição para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Como a Transpetro tem grande interface com essa indústria, entendemos que estudos como esse com o BNDES são muito importantes. Adicionalmente, como vivemos num mundo cada vez mais dinâmico, duas grandes prioridades podem ser aprimoradas com os marcos desse estudo: descarbonização e digitalização das nossas operações”, afirmou Jones Alexandre Barros Soares, diretor de Transporte Marítimo da Transpetro.

Já o diretor Nelson Barbosa ressaltou o alinhamento do estudo com a missão do BNDES de fomentar setores estratégicos da economia nacional. “A construção naval pode ganhar novo dinamismo a partir das transformações trazidas pela transição energética, e nosso objetivo é contribuir com propostas concretas para o fortalecimento sustentável dessa indústria no Brasil”, destacou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of