faixa - nao remover

A ROSATOM ENTREGA OS EQUIPAMENTOS GIGANTESCOS PARA O REATOR DE NEUTRONS QUE SÓ SERÁ COMERCIALIZADO EM DEZ ANOS

rosaSeis itens pesando mais de mil toneladas foram fabricados para o reator de nêutrons rápidos resfriado a chumbo BREST-OD-300, que está sendo construído na fábrica da Siberian Chemical Combine, em Seversk, na região de Tomsk, na Rússia. A usina Atommash, em Volgodonsk, parte da Divisão de Engenharia Mecânica da Rosatom,  enviou para o canteiro de obras a carcaça central e o revestimento interno do cilindro de suporte do núcleo, componentes que abrigarão o combustível nuclear após a instalação. A usina Izhora, em São Petersburgo, também parte da mesma divisão da Rosatom, enviou quatro carcaças de cavidade periférica que abrigarão geradores de vapor e bombas para circulação do líquido de arrefecimento. Cada item tem mais de 15 metros de altura e 8 metros de largura, com dimensões diferentes das fabricadas para as unidades VVER e RITM, e com aços especiais capazes de suportar temperaturas de até 600 °C. As instalações de produção tiveram que ser adaptadas “para lidar com produtos tão altos quanto um prédio de cinco andares, além de desenvolver embalagens exclusivas que pesavam um total de 700 toneladasigor para transportar e rolar o equipamento com segurança durante a instalação“, disse a Rosatom. No total, cerca de 2.300 toneladas de equipamentos serão enviadas para o canteiro de obras onde o reator será montado. O peso total da instalação será de 16.000 toneladas, incluindo o concreto que será utilizado.

Igor Kotov, Chefe da Divisão de Engenharia Mecânica da Rosatom, disse que  “Projetistas, engenheiros e construtores de máquinas russos são pioneiros no futuro da indústria energética. Nossos construtores de máquinas, com sua vasta experiência e os mais recentes avanços científicos, foram os primeiros no mundo a embarcar na concretização prática do projeto do reator de quarta geração. Essa conquista lançou uma base sólida para tecnologias que beneficiarão nossos filhos, netos e as gerações futuras.”

transO reator rápido BREST-OD-300 faz parte do projeto Proryv, ou Breakthrough, da Rosatom, que visa viabilizar um ciclo fechado de combustível nuclear. A unidade de 300 MWe será a principal instalação do Complexo Piloto de Demonstração de Energia na fábrica da Siberian Chemical Combine. O complexo demonstrará um ciclo fechado de combustível nuclear no local, com uma instalação para a fabricação/refabricação de combustível nuclear misto de nitreto de urânio e plutônio, bem como uma unidade de reprocessamento de combustível usado. Uma atualização de progresso em novembro disse que a torre de resfriamento havia sido construída, as paredes do edifício de contenção do reator erguidas e o poço do reator e a estrutura de fechamento do vaso do reator também foram instalados. A operação inicial da unidade de demonstração será focada no desempenho e, após cerca de 10 anos, será comercializada. O plano é que, se for bem-sucedida como unidade de 300 MWe (700 MWt), uma versão de 1200 MWe (2800 MWt) será lançada — a BR-1200.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of