A SHANDONG NUCLEAR POWER INSTALOU O MÓDULO FINAL DO TERCEIRO REATOR DA USINA CHINESA DE HAIYANG
O módulo final — o tanque de contenção de água — foi instalado na primeira das duas unidades CAP1000 em construção na usina nuclear de Haiyang, na província chinesa de Shandong. O módulo CB-20 é uma parte importante do avançado sistema de segurança passiva do reator. O componente, medindo 26 metros de diâmetro, 10 metros de altura e pesando cerca de 419 toneladas, foi içado para o topo do recipiente de contenção e do telhado do edifício de blindagem em 4 de agosto, anunciou o Shandong Nuclear Power Group, subsidiária da State Power Investment Corporation. O içamento do módulo levou uma hora e 52 minutos para ser concluído. O módulo CB-20 armazenará mais de 3.000 toneladas de água, que podem ser usadas para resfriar o reator em caso de emergência. A água também pode ser direcionada para a piscina de combustível usado do reator, enquanto o próprio tanque pode ser reabastecido com água armazenada em outro local no local.
O tanque faz parte dos sistemas de segurança passiva da usina, que dispensam ações do operador para mitigar potenciais situações de emergência, utilizando forças naturais como gravidade, circulação natural e gás comprimido para atingir sua função de segurança. Em conjunto com outros recursos de segurança passiva, o módulo CB-20 pode manter a segurança da unidade por 72 horas sem a necessidade de intervenção humana.
A construção de dois reatores CAP1000 – a versão chinesa do Westinghouse AP1000 – em cada uma das usinas nucleares de Haiyang, Sanmen e Lufeng, na China, foi aprovada pelo Conselho de Estado do país em 20 de abril de 2022. As aprovações foram para as unidades 3 e 4 de Haiyang, as unidades 3 e 4 de Sanmen e as unidades 5 e 6 da usina de Lufeng. As usinas de Sanmen e Haiyang já possuem duas unidades AP1000 cada. A unidade 1 da usina de Haiyang entrou em operação comercial em outubro de 2018, e a unidade 2 em janeiro de 2019. Juntas, as unidades 1 e 2 de Haiyang podem fornecer cerca de 20 TWh de eletricidade à rede anualmente, o suficiente para atender a um terço da demanda doméstica na província de Shandong.
O primeiro concreto de segurança foi lançado para a ilha nuclear da unidade 3 de Haiyang em julho de 2022, e em março a cúpula externa de aço do prédio de contenção da ilha nuclear foi içada. A construção da Haiyang 4 começou em abril do ano passado. O prazo de construção previsto para as unidades 3 e 4 era de 56 meses, com as duas unidades programadas para entrarem em operação plena em 2027. A instalação do módulo CB-20 marca “a entrada total da unidade 3 na fase de instalação e comissionamento“, disse o Shandong Nuclear Power Group.
Deixe seu comentário