PRESIDENTE DA PETROBRÁS DIZ QUE BRASIL FICARÁ MAIS PERTO DA AUTOSSUFICIÊNCIA NO DIESEL EM 2029
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, afirmou hoje (7) que o Brasil deve se aproximar da autossuficiência em óleo diesel até 2029. A previsão considera as obras que a companhia realiza atualmente na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE), e no Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ). Esses investimentos devem elevar a capacidade de processamento em 200 mil barris por dia.
Apesar da expansão no parque de refino da Petrobras, Magda avalia que a demanda nacional também deve crescer. Por isso, ela pondera que ainda não é possível afirmar que a produção interna será equivalente ao consumo. “Vamos nos aproximar da autossuficiência, mas não nos equiparar ao consumo nacional”, disse a presidente em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira.
O atual plano de negócios da Petrobras destina US$ 19,6 bilhões em investimentos para o segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC), um aumento de 17% em relação ao plano anterior. Os recursos serão aplicados para ampliar a capacidade do parque de refino, com foco na oferta de produtos de alta qualidade, como Diesel S10, lubrificantes e combustíveis de baixo carbono.
A companhia prevê aumentar a produção de Diesel S10 em 290 mil barris por dia, considerando os projetos da carteira de implantação, e contará com sua primeira unidade de produção de lubrificantes do Grupo II (mais modernos), com capacidade de 12 mil barris por dia até 2029.
Deixe seu comentário