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UM ESTUDO REVELA UM CRESCIMENTO DE 12% DA LOGÍSTICA NO PAÍS, MAS BAIXA QUALIFICAÇÃO AINDA É DESAFIO PARA O SETOR

alexandreA força de trabalho no setor de logística cresceu 12% no Brasil entre 2018 e 2023, passando de 2,63 milhões para 2,86 milhões de profissionais, segundo o relatório “A força de trabalho no setor de Logística no Brasil”, elaborado pela Gi Group Holding em parceria com a Lightcast, empresa de análise de dados sobre o mercado de trabalho. O crescimento foi impulsionado por investimentos no aumento da capacidade logística no pós-pandemia, mas ainda não resolve os principais gargalos do setor: falta de qualificação, baixa diversidade e envelhecimento da mão de obra. Na América Latina, o número de vagas divulgadas em logística saltou de 3.546, em 2019, para mais de 2,39 milhões em 2024,  um aumento de 67.000% em apenas cinco anos.

No entanto, o estudo aponta que boa parte das contratações ainda se concentra em funções operacionais tradicionais, como operadores de armazém, empacotadores e motoristas, enquanto cresce a demanda por profissionais mais2222222222 qualificados.  Para Alexandre Gonçalves Sousa, gerente da divisão de logística da Gi BPO, unidade especializada em outsourcing da Gi Group Holding,  “Temos um setor que cresceu rapidamente em volume de vagas, mas cuja base de talentos ainda está concentrada em funções operacionais. O desafio agora é fazer com que a qualificação da mão de obra acompanhe esse avanço. Caso contrário, haverá um gargalo estrutural que pode frear o potencial logístico do país.”

gbTambém ganham espaço as chamadas soft skills. Entre os destaques estão motivação de equipe (+122,5%), tomada de decisão estratégica (+93,4%) e foco no cliente (+51,4%), o que indica a valorização crescente de perfis com capacidade de liderança, gestão e visão orientada a resultados. O levantamento mostra ainda que o setor de logística segue com desafios históricos. Um deles é a desigualdade de gênero. As mulheres representam apenas 11% da força de trabalho formal no Brasil, com participação muito reduzida em funções como gerência de supply chain, logística e operação de máquinas.

“Mesmo com avanços pontuais, a presença feminina segue muito baixa em logística. Precisamos ir além das metas de contratação e olhar para a construção de ambientes inclusivos, com oportunidades reais de crescimento para mulheres em todos os níveisvista-de-perto-armazem hierárquicos”, defende Alexandre. 

A idade também é um fator crítico. Profissionais entre 25 e 54 anos representam 74% da força de trabalho, enquanto jovens com menos de 25 anos somam apenas 11%. Já os trabalhadores com mais de 65 anos somam 111.966 pessoas — grupo que deve deixar o mercado nos próximos anos. “O dado de mais de 111 mil profissionais com mais de 65 anos ainda ativos na logística brasileira revela o quanto o setor depende de uma geração que está prestes a deixar o mercado. Atrair jovens e promover a sucessão será vital para garantir estabilidade no médio e longo prazo”, alerta.

veiculos-na-representacao-da-cadeia-de-suprimentos-de-laptopsPara a Gi Group Holding, o setor logístico só conseguirá sustentar seu crescimento com investimentos em capacitação, diversidade e planejamento da força de trabalho. A companhia atua com soluções integradas de recrutamento, BPO, RPO, treinamentos, consultoria e empregabilidade duradoura em diversas áreas da economia, como indústria, bens de consumo, tecnologia, varejo e serviços.

As empresas que investirem desde já em estratégias de qualificação, formação contínua e gestão eficiente de talentos estarão mais preparadas para enfrentar a crescente complexidade das cadeias de suprimentos. A força de trabalho precisa evoluir junto com o setor”, conclui o gerente da Gi BPO.

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