APÓS INVESTIR R$ 100 MILHÕES POR ANO, TRANSPETRO REGISTRA QUEDA DE CERCA DE 90% NOS ROUBOS DE DUTOS
O número de furtos e tentativas de furtos de combustíveis na malha de dutos da Transpetro caiu cerca de 90% desde 2020. Segundo a companhia, naquele ano foram registradas 201 ocorrências. Em 2024, o número chegou a 25. Já em 2025, até junho, a companhia registrou 17 derivações clandestinas. No próximo sábado (16), a empresa promoverá o “Dia do 168”, em referência ao canal telefônico utilizado para que a população comunique qualquer atividade suspeita nas proximidades das faixas de dutos.
A Transpetro afirma que investe, em média, cerca de R$ 100 milhões por ano para garantir a segurança dos 8,5 mil quilômetros de dutos que transportam petróleo e derivados em todo o país. Os recursos são aplicados em tecnologias para monitoramento ostensivo, soluções de detecção avançada, equipes de campo especializadas e supervisionadas por um centro de controle dedicado à proteção de dutos.
“Nós somos responsáveis por uma operação que garante que diariamente os brasileiros se locomovam nas cidades, que as encomendas cheguem às pessoas, que os aviões cumpram a malha aérea, enfim, que os combustíveis atendam todas as infraestruturas que necessitam desses produtos. Por isso, investimos continuamente para garantir a segurança dos dutos”, explica o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
A Transpetro é responsável pela logística de combustíveis em todo o país, transportando aproximadamente 650 bilhões de litros de petróleo, derivados e biocombustíveis por ano. Para realizar essa operação, a companhia conta com dutos que percorrem 18 Unidades da Federação, conectando 48 terminais.
Na edição deste ano do Dia do 168, a Transpetro realizará uma ampla mobilização para conscientizar a população sobre a segurança nas faixas de dutos. As ações ocorrerão nos estados do Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A companhia ampliará seu alcance e triplicará o público em relação ao ano anterior, com a estimativa de atingir mais de 26 mil pessoas em 19 municípios e 28 comunidades localizadas próximas às faixas.
Engraçado…. A Transpetro tem poder de Policia! Como assim que houve essa queda? Ela gritou: “Xô ladroes” e 90% deles foram embora??? Ha ha ha ! Alguma coisa muito mal contada ai! Ou é uma bela mentira, pratica usual desse governo corrupto, ou a Policia do Estado (Militar e Civil) estão atuando com eficiência. Essa foto do tal Sergio Bassi ai eh uma falácia. Um FANFARRÃO que mal sabe amarrar os sapatos e nao entende nada da área de petróleo. Veio de onde esse personagem? Procurem saber sua origem. Agora vem tirar essa onda de fodastico do segmento? Kkkkk Infelizmente… Read more »