HITACHI ENERGY ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA DE TRANSFORMADORES NO BRASIL E DOBRARÁ SUA PRODUÇÃO NO PAÍS
A Hitachi Energy iniciará um novo capítulo de sua atuação no Brasil. Presente no país há mais de 70 anos, a empresa anunciará, no próximo dia 26, o início da construção de uma fábrica de transformadores de energia em Pindamonhangaba (SP). O projeto integra um investimento de cerca de US$ 200 milhões no Brasil, anunciado em 2024, dos quais aproximadamente 80% serão destinados à nova unidade. A conclusão está prevista para 2028.
A instalação é considerada estratégica para o avanço da infraestrutura energética nacional. Os transformadores fabricados terão aplicações que vão desde a operação das redes elétricas até o suporte à construção de data centers, em projetos industriais de grande porte e na expansão da geração renovável.
A escolha de Pindamonhangaba foi motivada por sua localização, entre São Paulo e Rio de Janeiro e próxima aos portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). A nova fábrica se somará às unidades já existentes da Hitachi Energy em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC), consolidando a expansão da companhia no Brasil e na América Latina. Com área construída inicial de 46,3 mil m², a unidade deve gerar 450 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos. Junto à ampliação da fábrica de Guarulhos, a capacidade de produção da empresa no país deverá dobrar.
“Esse investimento vai além da construção de uma nova planta e representa um passo estratégico na nossa liderança global em transição energética, um dos temas centrais da COP30. Estamos unindo esforços com governos, empresas e especialistas para acelerar essa transformação, garantindo um fornecimento de energia mais seguro, sustentável e
acessível para as comunidades no Brasil, assim como fazemos no mundo, alinhados ao propósito de inspirar a próxima era da energia sustentável”, afirma Andreas Schierenbeck (foto principal), CEO Global da Hitachi Energy.
“A nova planta representa um grande avanço para a nossa operação regional. Não existe transição energética sem transmissão e, à medida que expandimos a geração para atender à demanda crescente, precisamos desenvolver novas infraestruturas elétricas que integrem renováveis e outras fontes limpas, além de modernizar e otimizar as redes existentes, tornando-as mais robustas e confiáveis”, acrescentou Glauco Freitas (foto à esquerda), Country Managing Director da Hitachi Energy no Brasil.

publicada em 19 de agosto de 2025 às 19:00 




