PETROBRÁS LANÇA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE PLANTA DE BIOQAV E DIESEL RENOVÁVEL NA REFINARIA DE CUBATÃO
A Petrobrás iniciou o processo de contratação para a construção da primeira planta dedicada à produção de BioQAV (Componente Sintético da Mistura para produção de SAF) e diesel renovável (HVO – Hydrotreated Vegetable Oil). O projeto será implantado na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).
O empreendimento foi dividido em cinco pacotes de contratação. A licitação do primeiro, já em andamento, envolve a unidade de pré-tratamento, que fará a retirada das impurezas da matéria-prima antes da conversão em BioQAV e diesel renovável. A estrutura também deve contar com tanques de armazenamento para derivados e insumos como óleo de soja e sebo bovino, oriundos principalmente das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A previsão é que os contratos sejam assinados no segundo semestre de 2026 e que as obras tenham início no fim do mesmo ano. Durante a execução, estima-se a geração de cerca de três mil empregos.
“A Petrobrás avança no pioneirismo e na capacidade de desenvolver soluções que contribuam para as metas de redução de emissões. A planta dedicada para a produção de combustíveis renováveis na RPBC e a oferta de novos produtos ao mercado serão um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo”, afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da companhia, Renata Baruzzi.
De acordo com a estatal, a nova planta terá capacidade de processar aproximadamente 950 mil toneladas por ano de matérias-primas de origem vegetal e gordura animal, o que permitirá uma produção de até 16 mil barris por dia de combustíveis renováveis.
Deixe seu comentário