A PPSA ACREDITA QUE AS TRÊS ÁREAS OFERTADAS PELA UNIÃO EM DEZEMBRO AINDA PODERÃO SER AUMENTADAS
As três áreas que serão ofertadas pela União no dia 4 de dezembro, na B3, poderão, no futuro, representar para os compradores uma participação maior do que a atualmente estabelecida. As participações da União que estarão à venda correspondem a 3,500% na Jazida Compartilhada de Mero, 0,551% em Tupi e 0,950% em Atapu. Entretanto, segundo Mauro Mihaguti, Superintendente de Reservatório da PPSA, os dados adquiridos até o momento com a perfuração de novos poços mostram que é provável a expansão desses percentuais. Além disso, há possibilidade de aumento de volumes recuperáveis com a entrada de FPSOs adicionais (novas Unidades de Produção) e de prorrogação dos prazos contratuais. “De modo geral, nossos estudos mostram que os novos compradores poderão se beneficiar de ganhos adicionais nas três jazidas compartilhadas.”
Segundo Tabita Loureiro, Diretora Técnica da PPSA, a companhia está, neste momento, apoiando o Ministério de Minas e Energia (MME) na precificação das participações da União. A ideia é propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), responsável por aprovar todos os parâmetros técnicos e econômicos do leilão, que, além do preço mínimo, haja a possibilidade de um pagamento futuro, condicionado a um novo cenário, que inclua, por exemplo, um aumento de percentual da área não contratada. “É importante destacar que se trata de áreas já em produção, sem risco exploratório, com elevada produtividade típica do pré-sal e com potencial de expansão futura. É, de fato, uma oportunidade inédita que será oferecida ao mercado em dezembro.“
A PPSA também planeja realizar um roadshow internacional logo após a publicação do edital. Até 8 de setembro, a empresa receberá manifestações e espera concluir edital definitivo até o dia 8 de outubro. O acesso ao Pacote de Dados Híbrido estará disponível de 9 de setembro a 5 de novembro. O Pacote reúne informações selecionadas para subsidiar a avaliação das empresas interessadas em cada lote ofertado.
Deixe seu comentário