ALEXANDRE SILVEIRA DIZ QUE CNPE DEVE RETOMAR DISCUSSÃO SOBRE ANGRA 3 ATÉ O FINAL DE SETEMBRO
Será que agora vai mesmo? O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse hoje (5) que o Conselho Nacional de Política Energética deve incluir a retomada de Angra 3 na próxima reunião do colegiado, até o final de setembro. A afirmação foi feita após a cerimônia de posse dos novos diretores da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), no Rio de Janeiro.
A nova reunião do CNPE estava inicialmente prevista para o início de agosto, mas foi adiada em razão da falta de acordo entre o governo e um grupo de petroleiras lideradas pela Petrobras sobre as medidas ligadas ao setor de gás natural. “Estamos aguardando a finalização da instrumentalização técnica dos processos que serão submetidos ao CNPE, que passa por 16 ministérios. Quanto mais consensuadas as matérias pelas áreas técnicas, mais facilidade tem o CNPE de aprovar”, disse Silveira a jornalistas.
O ministro defendeu que é preciso avançar na produção de energia limpa e renovável, citando inclusive os pequenos reatores nucleares. O objetivo, segundo ele, é diminuir o preço da energia, otimizar o uso da transmissão e impulsionar a indústria autointensiva. “Dessa forma, levaremos a energia nuclear, por meio desses small reactors, para as regiões mais remotas do Brasil, com foco nos sistemas isolados da Amazônia”, disse.
Ele lembrou que, em relação à Angra 3, Silveira afirmou que já entregou seu voto favorável pela retomada de Angra 3 na reunião do CNPE realizada em junho. “Acredito que este tema deve retornar à pauta para debate na próxima reunião. Como presidente do Conselho, minha função é cobrar que o assunto seja incluído na pauta da próxima sessão. Minha posição é clara: sou a favor da construção e da continuidade das obras nucleares”, concluiu.
Deixe seu comentário