COMEÇA EM SÃO PAULO A EDIÇÃO 2025 A MAIOR FEIRA INTERNACIONAL DE AR CONDICIONADO E TRATAMENTO DE ÁGUA
Começou hoje em São Paulo a Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento de Ar e de Águas. É o maior evento do setor da América Latina e vai seguir até a próxima sexta-feira (12) no São Paulo Expo. O evento reunirá mais de 600 marcas expositoras e oferece uma ampla programação de palestras, workshops e encontros de negócios, consolidando-se como um espaço estratégico para inovação, relacionamento e geração de oportunidades. A relevância da feira acompanha o crescimento consistente do setor no Brasil. Segundo projeções da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), o mercado deve alcançar um faturamento de R$ 55 bilhões em 2025 e emprega atualmente cerca de 300 mil pessoas no país, sendo 200 mil em postos diretos e 100 mil indiretos.
Tatiana Rassini, gestora da feira, disse que “A Febrava é um ponto de encontro estratégico para empresas, profissionais e instituições que estão
impulsionando um setor essencial para a qualidade de vida, eficiência energética e sustentabilidade no Brasil.” A força do setor também se evidencia pelo interesse de grandes empresas que marcarão presença nesta edição. Recém-chegada ao país, a MBO Brasil apresentará na Febrava o lançamento da marca no mercado nacional. “Enxergamos muitas oportunidades em um segmento em pleno crescimento e desenvolvimento. A Febrava é uma feira de extrema importância para conectar marcas e produtos e, principalmente, solidificar relações comerciais em todas as cadeias de distribuição“, afirma Eduardo Soares, Head Comercial Nacional da MBO Brasil.
Outra estreante é a Hisense, que aposta no evento para apresentar oficialmente sua marca, portfólio e os próximos lançamentos ao mercado latino-americano. “Acreditamos no potencial e no desenvolvimento do setor AVACR no Brasil, e entendemos que o mercado de ar-condicionado continuará em franca transformação nos próximos anos“, destaca Lucio Bacha, Diretor Comercial de Ar-Condicionado da Hisense.
No grupo de marcas que retornam à feira em 2025, está a Daikin, que participa para reafirmar seu protagonismo em inovação e sustentabilidade. “A Febrava representa uma oportunidade de reforçar o compromisso com o setor, mostrar inovação, compartilhar conhecimento técnico e interagir com clientes e parceiros, além de promover experiências que
evidenciam a liderança da empresa no mercado“, ressalta Roberto Yi, presidente da Daikin no Brasil.
Também de volta à feira, a Johnson Controls vive um processo de fortalecimento no mercado brasileiro. “O setor é marcado por constantes transformações, desde inovações tecnológicas até a busca pela eficiência energética, e segue se adaptando à demanda do mercado por alto desempenho e capacidade de atendimento. A palavra de ordem é ‘pró-conforto’, e nos próximos anos veremos cada vez mais negócios implementarem soluções que entregam sustentabilidade, eficiência e qualidade“, avalia João Paulo Oliveira, Latam Digital & Service Growth Director da Johnson Controls.

publicada em 9 de setembro de 2025 às 16:00 




