PARCERIA ENTRE A PETROBRÁS, STATKRAFT E WEG COLOCA EM OPERAÇÃO O MAIOR AEROGERADOR DAS AMÉRICAS
A Petrobrás, a WEG e a Statkraft colocaram em operação o maior aerogerador onshore do país. O projeto é resultado de um investimento de R$ 130 milhões com recursos da própria Petrobrás, originados da cláusula de PD&I com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O projeto contou ainda com apoio do BNDES e do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente. A WEG, empresa brasileira global de equipamentos eletroeletrônicos, foi responsável pelo desenvolvimento do equipamento. E como parte do investimento em inovação tecnológica, o aerogerador foi adquirido pela Statkraft para o projeto de repowering do Parque Eólico de Seabra, localizado no Complexo de Brotas de Macaúbas, na Bahia. O aerogerador tem potência de 7 MW, e pode gerar cerca de 2.500 MWh/mês, equivalente ao consumo anual de cerca de 15 mil residências brasileiras.
“Este é um marco importante. As competências teóricas e práticas que acumulamos durante esse desenvolvimento suportarão outros projetos de geração renovável, reforçando nosso compromisso com a diversificação em negócios de baixo carbono“, afirma Angélica Laureano, diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás. A diretora de Engenharia, Tecnologia e
Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, também se posicionou dizendo que “A Petrobrás, ao direcionar parte de seus investimentos para uma nova geração de equipamentos de energia eólica adquire conhecimentos que poderão subsidiar a empresa em futuros projetos, além de contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira.”
Para João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia, “O desenvolvimento do aerogerador de 7 MW reflete nossa capacidade de inovação e consolida o papel da WEG como protagonista no avanço da energia eólica. Este projeto, além de ser um marco tecnológico, reforça nosso compromisso com soluções que promovem eficiência energética e sustentabilidade.” A ideia é que o Complexo de Brotas de Macaúbas traga ganhos de eficiência e produtividade, aproveitando as condições de vento da região. Com essa modernização, o empreendimento continuará contribuindo para o abastecimento de milhares de residências com energia renovável.
Uma das vantagens do novo aerogerador é a redução do custo da energia. Com essa capacidade, produz mais eletricidade por unidade de área ocupada, reduzindo a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores. Isso também otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção: “A parceria da Statkraft com a WEG e a Petrobras, para construir o maior aerogerador onshore do continente americano, não só reafirma nosso compromisso com a inovação e a eficiência operacional, mas contribui para uma matriz energética mais limpa e estabelece um novo padrão para o setor elétrico brasileiro“, destaca Thiago Tomazzoli, Diretor-Presidente da Statkraft.
O acordo entre a Petrobrás e a WEG, assinado em 2023, na gestão Jean Paul Prates, incluiu o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas do país, assim como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobrás. A Statkraft entrou como cliente da WEG e adquiriu o aerogerador que foi instalado no Parque Eólico Seabra, no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, no município de mesmo nome, na Bahia. O equipamento, que terminou a fase de comissionamento em julho, tem 220 metros de altura do solo até a ponta da pá, equivalente à altura de seis estátuas do Cristo Redentor, e pesa 1830 toneladas, correspondente a cerca de 1660 carros populares ou 44 Boeings 737. A WEG prevê que ele poderá ser produzido em série a partir da demanda do mercado por novos projetos eólicos.
Deixe seu comentário