A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA VAI DEBATER EM SÃO PAULO O AVANÇO DOS LUBRIFICANTES E ADITIVOS
O mundo dos lubrificantes espera a realização da 18ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que vai acontecer no próximo dia 22, das 9h às 17h30, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo. Os debates serão em torno da transformação da mobilidade e os pilares que redesenham a engenharia e impulsionam a indústria rumo a um futuro mais eficiente; sustentabilidade, eletrificação digitalização e lubrificação. A coordenação será de Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Margareth Carvalho (Infineum). A partir da solenidade de abertura, com o presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, vai falar sobre a “Sustentabilidade na cadeia automotiva”, com as palestras sobre o “Carbono neutro na prática: avaliação do ciclo de vida de componentes e lubrificantes”, com Marco Garcia, da Scania; “Logística reversa na
engenharia automotiva: re-refino, materiais críticos e embalagens sustentáveis”, de Carolina Pimenta (Lwart) e “Do discurso à ação: como implementar ESG em grandes empresas”, com Keurrie Goes, da Transpetro.
Na sessão 2 – Inteligência Artificial e Digitalização, duas palestras compõem esse bloco: “Indústria 4.0 e digitalização na cadeia automotiva”, de autoria de Thiago Veiga, da Vibra Energia, e “Medição on-line de consumo de óleo Lubrificante em motores de combustão”, com Leonardo Giglio, I+T. Na sessão 3 – Eletrificação Veicular: Panorama e Fluidos Funcionais, as apresentações
começam com Everton Silva, da Mahle e também vice-presidente da AEA, com o tema “Panorama da eletrificação automotiva no Brasil e no mundo”, na sequência “Coolants e fluidos térmicos para veículos elétricos”, de Paulo Berto, da Iconic, e “Fluidos dedicados para a alta eficiência energética e durabilidade de veículos elétricos”, de Leandro Benvenutti, da Infineum.
No último bloco de apresentações, na sessão 4 intitulada “Fluidos e lubrificantes: desafios e oportunidades”, Marcus Vercelino, da Lubrizol, discorre sobre “Tendências e desafios no desenvolvimento das novas categorias: PC-12”, enquanto Charles Assunção, da Petrobras, aborda o tema “Influência do etanol na corrosividade de óleos lubrificantes de motor GDI Flex Fuel”. A 18ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos será encerrada com uma sessão de debates, além de – adicionalmente – fazer a entrega de troféus aos melhores trabalhos técnicos do SIMEA 2025 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva, ocorrido nos dias 13 e 14 de agosto último.

publicada em 18 de outubro de 2025 às 13:00 







