ENEVA INOVA E LANÇA UMA CENTRAL DE TRANSPARÊNCIA DA EMPRESA COM DADOS ABERTOS E INTERATIVOS
A Eneva lançou nesta segunda-feira (13) a Central de Transparência ESG, uma plataforma digital que disponibiliza dados abertos, regionalizados e interativos sobre os principais indicadores ambientais, sociais e de gestão corporativa da companhia. O foco é ampliar a transparência e o acesso a informações estratégicas sobre sustentabilidade. A iniciativa – diz a empresa – “reforça o compromisso da empresa com práticas responsáveis e com a prestação de contas a diferentes públicos, como investidores, analistas de mercado, comunidades e imprensa.” Com essa iniciativa, a Eneva fortalece sua governança em sustentabilidade, amplia a transparência e antecipa práticas que tendem a se consolidar nos próximos ciclos regulatórios, reforçando a conexão entre desempenho socioambiental e resultados financeiros.
A nova plataforma reúne dados estruturados nas três dimensões da sustentabilidade — ambiental, social e de governança — organizados por subtemas e subcategorias.
Com interface intuitiva e navegação otimizada, a plataforma permite a consulta a séries históricas e dados por meio de gráficos interativos, com possibilidade de exportação em formatos PDF e XLSX. São apresentadores indicadores próprios e baseados em padrões internacionais de reporte de assuntos relacionados a Sustentabilidade, conforme Relato Integrado e Databook da companhia. Para Flavia Heller, diretora-executiva de Sustentabilidade e Estratégia da Eneva, “O lançamento da Central de Transparência reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o cumprimento de metas ESG. Mais do que gerar energia segura, nossos projetos promovem inclusão e
transformação nas regiões onde atuamos. A nova plataforma permite acompanhar os resultados dessas iniciativas, que deixam um legado positivo para as comunidades e para o país.”
Todos os dados disponibilizados estão alinhados às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma das metodologias mais reconhecidas internacionalmente para reporte de sustentabilidade. A plataforma também segue os princípios do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), iniciativa do Financial Stability Board que orienta empresas na divulgação de riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), com padrões específicos por setor para divulgação de informações de sustentabilidade financeiramente relevantes para os investidores.

publicada em 13 de outubro de 2025 às 14:00 




