FALHA EM SISTEMA DE PROTEÇÃO NA SUBESTAÇÃO DE BATEIAS GEROU O APAGÃO QUE ATINGIU O PAÍS NA ÚLTIMA SEMANA
As análises preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS) indicam que uma falha no sistema de proteção de barramento na subestação Bateias, no Paraná, desencadeou o apagão nacional ocorrido na madrugada de 14 de outubro. A conclusão consta no Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que foi apresentado para representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Durante a reunião, foram aprofundadas as avaliações sobre os fatos subsequentes ao incêndio no reator de linha da LT 500kV Ibiúna – Bateias C2, de propriedade da Eletrobras, considerado como evento zero da ocorrência.Após o incêndio houve atuação correta da proteção que desligou o referido circuito, seguido do desligamento incorreto do circuito C1 da mesma linha de transmissão. Segundo o ONS, o desligamento desses dois circuitos, por si só, não traria impacto para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
No entanto, em razão do incêndio, a falta se estendeu posteriormente ao barramento da Subestação Bateias, de propriedade da Copel. “A falta deveria ter sido eliminada pela atuação da proteção do barramento, sem consequências para operação do SIN, uma vez que se tratava de subestação com arranjo mais robusto, em configuração de barra dupla a disjuntor e meio. Todavia, essa proteção não atuou, resultando em desligamentos múltiplos das linhas de transmissão conectadas na citada subestação, seguido dos desligamentos da LT 500kV Londrina – Assis e da LT 765kV Ivaiporã – Itaberá – Tijuco Preto“, detalhou o órgão.
O ONS explicou que os desligamentos implicaram a desconexão do sistema elétrico da região Sul do restante do País. Como a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o restante do SIN, houve elevação da frequência (excesso de geração) no subsistema Sul e redução da frequência (geração menor do que a carga) nos demais subsistemas.
Com o início da perturbação às 00h31, o restabelecimento das cargas foi iniciado às 00h35min, tendo sido finalizado às 02h15min nos subsistemas Sul, Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

publicada em 20 de outubro de 2025 às 18:00 




