LICENÇA DA EXPLORAÇÃO DA MARGEM EQUATORIAL REPERCUTE PELO MUNDO E DEIXA A PETROBRÁS COMO A BOLA DA VEZ NA OTC BRASIL
A licença conseguida para explorar a Margem Equatorial teve uma jogada digna de Mestre do Xadrez da Petrobrás ao deixar uma pressão diferente das anteriores para a empacadora do progresso do país, a Ministra Marina Silva, que sempre foi subserviente às ONGs internacionais. A Petrobrás anunciou que já estava pagando uma diária milionária, em dólar, para que a sonda estacionada na Margem Equatorial permanecesse no local, com contrato até hoje (21). Se não recebesse a licença, ela teria que sair e não se sabia quando alguma outra estaria disponível no mercado internacional para que o trabalho de exploração do campo pudesse ser feito. Um dia antes, os técnicos, quase ativistas
do Ibama, liberaram a autorização. Enrolaram o quanto puderam e até um vídeo falso da Foz do Amazonas foi usado pelo GreenPeace mostrando uma barreira de corais que nunca existiu no local para impedir que a exploração de petróleo fosse feita na região. Magda Chambriard e sua equipe andaram cinco casas pra frente e ainda ganharam a próxima jogada. Às vésperas da OTC Brasil, que começa dia 28 no Rio, a Petrobrás e o Brasil voltam a ser a bola da vez dos próximos investimentos internacionais do segmento de óleo e gás. Há muito desenvolvimento para chegar ao Norte do país.
O volume recuperável estimado dá a dimensão do impacto do projeto. Com o mapeamento da porção noroeste da Bacia da Foz do Amazonas, estudo aponta previsão de 6,2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Como base de comparação, mais da metade das reservas provadas da companhia que está em cerca de 12 bilhões de boe. Claro, a grita internacional foi geral.
Só faltou a voz da Greta Grinberg, que ainda deve estar apoiando os terroristas do Hamas, na Faixa de Gaza. A menina que tem a sua imagem usada por ambientalistas internacionais profissionais, acredita mesmo que vai salvar o mundo.
Marina Silva começará a ter a sua imagem internacional derretida durante a COP 30 e, muito provavelmente, seus discursos daqui pra frente serão de oposição ao presidente Lula. Vai relembrar os tempos em que chamava Lula de Ladrão na Era Lava Jato, antes de ser convidada para ser ministra dele e aceitar na maior cara dura. O poder faz milagre. A exploração da Margem Equatorial será o grande tema da COP 30. O desgaste brasileiro para as ONGs, já começou ontem mesmo. A autorização enfureceu
os ambientalistas que disseram que a medida prejudicaria a oportunidade do Brasil de sediar as negociações climáticas das Nações Unidas no mês que vem e que as receitas do petróleo ajudarão a aumentar a crise climática do Brasil.
Críticos o acusam de uma postura contraditória ao pedir aos líderes mundiais que intensifiquem a luta contra as mudanças climáticas antes das negociações da Cop30 na cidade de Belém, na Amazônia, de 10 a 21 de novembro. A ONG Observatório do Clima do Brasil disse que organizações da sociedade civil iriam à Justiça para contestar a decisão. Suely Araujo, ex-presidente do Ibama e coordenadora da ONG Observatório do Clima, perguntou: “Como nossos diplomatas podem defender o abandono dos combustíveis fósseis? Como o país está intensificando a exploração e a produção de combustíveis fósseis? O Governo está sabotando a liderança que deveria ter na Cop30.” Para lembrar, quando estava a frente do Ibama, foi ela que liderou, em 2018, a negativa à TotalEnergies de
receber a licença de perfuração em blocos próximos em 2018. Depois de muitos investimentos, os franceses desistiram e entregaram o campo para a Petrobrás. E se não fosse a pressão em cima de Marina Silva e os técnicos ativistas, Lula ainda estaria falando até hoje que o Ibama estava de “Lenga-lenga.” Ele não moveu uma palha para ajudar. Se não fosse a pressão e todas as denúncias de manipulação trazidas à tona e a “ jogada de mestre da Petrobrás”, a licença não sairia.
A Foz do Amazonas faz parte de uma nova e promissora fronteira petrolífera offshore, com a vizinha Guiana emergindo como uma grande produtora em menos de uma década após grandes descobertas offshore. A região é a nova grande petrolífera do país em substituição ao pré-sal das bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. É o futuro da nossa soberania petrolífera. A Petrobrás já iniciou a perfuração de um poço exploratório no Bloco 59, um local offshore a 500 km da foz do Rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa do Amapá. E ainda assim, os ambientalistas críticos não se entregaram e ainda dizem que é um

Ultimo recurso dos técnicos do Ibama: ” Salvem o Peixe-Boi. Ele vai substituir as tartarugas nas próximas campanhas.
perfuração “na costa da maior floresta tropical do mundo, em uma área com fortes correntes oceânicas e propensa a tempestades intensas.” O Fundo Mundial para a Natureza no Brasil disse que a área contém 80% dos manguezais do país.
O Ibama, acredite, ainda não se entregou por completo. O seu relatório técnico final, aponta riscos potenciais para as populações “em declínio de peixes-boi decorrentes da movimentação de embarcações e equipamentos na região e disse que a Petrobrás deve participar da conservação.” Depois das Tartarugas, em breve, podem apostar, teremos campanhas com muito dinheiro para salvar também o peixei-boi da Amazônia. Outro grupo que reúne ambientalistas, o 350.org também se manifestou. O grupo citou o que seria um “erro histórico, reforçando um modelo que já falhou” e que não se podia “autorizar novas licenças de petróleo na Amazônia.”

publicada em 21 de outubro de 2025 às 12:00 








Já demorou demais. Guiana nadando de braçada no petróleo.
Meu Deus não sabia que esse site era tão idiota… “Apoiadora do Hamas”… “Subserviente a ong internacional”…pqp .. toneladas de côco
Isso que dá colocar incompetente no ministério.
Quem é esse Jony? Qual a nacionalidade
Dele ? Para defender a jabuti internacional, não
Pode ser
Brasileiro. Ou o cara não consegue ver o óbvio
Oi e mal intencionado igual aquela tartaruga cansada.
Nao foi ela quem chamou o Lula de ladrao? E nao foi
Ela quente abraçou a ele?
Não é ela que comanda ibama que a anos está atrapalhando
A
Riqueza do
País? Na Guiana, duas empresas americanas. Nomsuriname , uma francesa e está quadrilha internacional impede que o brasil explore a mesma região..
VAI CAGAR NO MATO