BOSCH DECIDE SUSPENDER SUAS ATIVIDADES EM ENERGIA SOLAR
Após chegar a registrar perdas de 1 bilhão de euros em um único mês, a Bosch Solar Energy decidiu encerrar todas suas atividades de desenvolvimento e comercialização do segmento de produtos fotovoltaicos cristalinos. Todas as unidades serão vendidas e a fabricação dos produtos será encerrada até o início de 2014. A empresa afirma que, devido ao excesso de capacidade global, o setor passou a sofrer perdas intensas e que, por isso, não conseguiu atingir uma posição competitiva.
De acordo com o presidente da Bosch, Stefan Hartung (foto), a empresa tomou amplas medidas para reduzir o custo de manufatura, mas não conseguiu compensar uma queda de quase 40 % nos preços. Hartung ainda agradeceu o trabalho dos colaboradores: “Devemos nossa gratidão ao trabalho árduo realizado por nossos colaboradores, que no último ano atuaram fortemente pelo futuro dessa divisão. Não obstante, nossos esforços em conjunto para atingir a estabilidade econômica de longo prazo não surtiram frutos.”
Também em tom de lamentação, o presidente mundial do grupo, Volkmar Denner, afirmou que todas as alternativas possíveis foram avaliadas. “Nos últimos meses, a Bosch examinou cada aspecto de seus negócios em energia solar. Também houve discussões com parceiro sem potencial. No entanto, nenhuma dessas possibilidades resultou em uma solução que fosse economicamente viável no longo prazo”, esclareceu. A empresa ainda disse compreender o momento difícil por que passam seus 3 mil funcionários da divisão de energia fotovoltaica e que buscará as melhores soluções possíveis.
Deixe seu comentário