PETROLEIRAS VÃO A OTC BRASIL PARA APRESENTAR NOVIDADES E DEBATER OPORTUNIDADES NO SETOR OFFSHORE
Além da Petrobrás, outras petroleiras também querem marcar presença na OTC Brasil 2025, que começou hoje (28), no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro. A operadora independente PRIO, por exemplo, aposta que o evento será uma oportunidade de ouro para apresentar mais detalhes sobre suas sobre estratégias de revitalização de campos maduros, com foco na Bacia de Campos.
O diretor de Atividades da companhia, Francilmar Fernandes, conduzirá um painel sobre o assunto nesta terça-feira, entre 15h e 16h30, ressaltando os recursos técnicos e operacionais empregados pela PRIO para elevar a extração de petróleo de modo eficaz e duradouro. “Campos de petróleo não param de produzir quando o petróleo acaba, mas quando deixa de ser economicamente viável produzi-lo. É aí que a PRIO entra. Por isso, falar sobre eficiência em campos maduros é falar sobre o coração do nosso negócio. Temos orgulho de liderar projetos que mostram o potencial de revitalização das bacias brasileiras”, destacou.
A PRIO também abordará a aplicação da técnica de tieback no país. Como é de conhecimento do mercado, a corporação utilizou essa solução para ligar o campo de Wahoo ao FPSO do campo de Frade, ambos na Bacia de Campos. O painel mediado por Fernandes reunirá peritos para ilustrar exemplos de êxito e salientar iniciativas pioneiras para a recuperação da Bacia de Campos, que já supera cinco décadas de operação e se mantém como uma das províncias produtoras mais importantes do Brasil.
Além disso, o espaço PRIO Talks, localizado no estande da PRIO na feira, oferecerá uma grade diversificada que tratará de assuntos cruciais como inovação, desenvolvimento de talentos, cadeia de fornecedores, sustentabilidade e os desafios das operações offshore.
DIRIGENTES DA BRAVA ENERGIA ABORDARÃO AS TENDÊNCIAS DO SETOR
Uma outra petrolífera independente presente na OTC Brasil é a Brava Energia. A empresa disporá de um espaço de 78m², no piso térreo, que contará com detalhes de seus principais ativos (os campos de Atlanta e Papa-Terra), além de um mapa interativo e espaço para apresentações. Já os principais executivos da companhia participarão de mesas de discussão ao longo do evento para analisar as principais movimentações do ramo de energia.
O CEO da Brava, Décio Oddone (foto à esquerda), estará hoje no painel “Energy Forecasting and the Oil Industry: A Strategic Outlook”, às 13h15. O debate versará sobre as implicações estratégicas das tendências de energia emergentes. Amanhã (29), será a vez de Carlos Travassos, Diretor de Operações Offshore da Brava Energia, integrar um painel sobre o campo de Atlanta, a partir das 9h30.
Finalizando a participação da Brava no congresso, no dia 30, Rudimar Lorenzatto, Gerente Executivo da BRAVA, estará entre os oradores do painel “Offshore Supply Chain in Brazil: Operators and Suppliers Prospects and Insights”. O encontro focará em como os atores principais do mercado podem cooperar para a rápida expansão da infraestrutura de suprimentos marítimos no Brasil.
EQUINOR QUER DISCUTIR COMO EQUILIBRAR CRESCIMENTO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Por sua vez, a empresa petrolífera norueguesa Equinor terá alguns de seus diretores presentes nas sessões principais do congresso para debater os temas centrais desta edição. Para a presidente da companhia no Brasil, Veronica Coelho (foto à direita), o país tem um imenso potencial energético e transformar essa riqueza em desenvolvimento sustentável exige visão de longo prazo, inovação e diálogo entre empresas, governos e sociedade.
“Na OTC, vamos discutir como equilibrar crescimento com responsabilidade, em linha com o que fazemos na Equinor: gerando energia para as pessoas, progresso para a sociedade, buscando o melhor“, afirmou a executiva.
A agenda incluirá a participação dos executivos da Equinor durante os três dias da OTC Brasil. Na terça-feira (28), na abertura da conferência, Veronica Coelho fará uma apresentação na plenária “Desafios do Setor de Energia sob a Perspectiva da COP 30”, às 17h. A mesa reunirá representantes das operadoras de energia para debater os obstáculos e as oportunidades do segmento frente à Conferência da ONU.
Coelho também participará na quarta-feira (29) da seção “Exploração e Desenvolvimento no Brasil: Oportunidades, Desafios e Perspectivas”, às 9h, que trará para o debate as reservas do pré-sal, o aumento da procura por energia, as evoluções técnicas e o aporte de capital estrangeiro, além das descobertas nas áreas de prospecção.
Encerrando a participação no congresso, na quinta-feira (30), Camila França, responsável por subsuperfície da equipe de geologia e geofísica da Equinor, participará da sessão técnica “Caracterização de Reservatórios e Fluidos” às 9h30. No mesmo horário, Andrea Achoa, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, estará no painel “O Poder da Inovação: Como P&D Está Moldando a Próxima Era das Soluções Energéticas”.

 publicada em 28 de outubro de 2025 às 15:00                            




