ABDAN LIDERA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA MAIOR FEIRA MUNDIAL DO SETOR NUCLEAR E RECEBERÁ AUTORIDADES INTERNACIONAIS
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) vai liderar a missão brasileira que participará do World Nuclear Exhibition (WNE) 2025, considerado o maior evento mundial do setor nuclear, que ocorrerá entre 4 e 6 de novembro, em Paris. A ABDAN terá estande institucional na feira, destacando o potencial tecnológico e industrial do Brasil no setor nuclear. Além disso, empresas associadas, como Diamante, INB, ATECH e Amazul, também estarão no evento. Autoridades internacionais, como o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Rafael Grossi (foto), e a diretora-geral da WNA, Sama Bilbao, visitarão o estande brasileiro no dia 4 de novembro.
A delegação brasileira terá uma programação que inclui encontros estratégicos e visitas técnicas a estandes de países e empresas líderes do setor nuclear. Entre os destaques estão reuniões bilaterais com a World Nuclear Association (WNA), o Nuclear Energy Institute (NEI) e a Framatome, além de visitas institucionais aos estandes da Argentina, Canadá, Japão, Coreia do Sul e França. A agenda também inclui jantar com representantes da Tractebel Engie, na Ópera Garnier, e encontros técnicos com empresas como Westinghouse, CNNC e Rolls-Royce.
A missão terá ainda a participação do Almirante Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, que será o ponto focal da delegação, além de representantes da ABDAN e das empresas associadas.
Segundo o presidente da ABDAN, Celso Cunha, a participação brasileira na feira representa um passo importante para consolidar o Brasil como um ator relevante na agenda global de energia limpa e na cooperação internacional. “A ABDAN atua para conectar o que há de mais inovador no setor às oportunidades que o país oferece, fortalecendo nossa indústria e ampliando a presença brasileira nos grandes debates globais”, afirmou.
A ABDAN também estará presente na cerimônia de assinatura da Declaração Conjunta em Apoio à COP30, que ocorrerá no dia 6 de novembro, das 12h às 13h, no estande da GIFEN (associação do setor nuclear na França). O evento reunirá representantes de associações nucleares de diversos países, incluindo França (GIFEN), Reino Unido (NIA), Finlândia (FinNuclear), Bélgica (BNF), Itália (AIN), Holanda (Nuclear Nederland), Japão (JAIF), Coreia do Sul (KAIF), Espanha (FORO Nuclear) e Brasil, representado pela ABDAN. A iniciativa reforça o papel estratégico da energia nuclear na agenda global de descarbonização e antecipa os debates que ganharão força na COP30, que será realizada em Belém (PA), poucos dias após a WNE.

 publicada em 3 de novembro de 2025 às 13:00                            




