Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PROJETO PIONEIRO DA Be8 FOI SELECIONADO PARA PRODUZIR HIDROGÊNIO VERDE NO RIO GRANDE DO SUL

Um projeto pioneiro da Be8 foi selecionado no Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo apoiar empreendimentos e impulsionará políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor no Estado, como explica Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8:  “Mais uma vez a Be8 se posiciona com inovação e pioneirismo no mercado de energias renováveis. Esta iniciativa visa colocar em prática a nossa estratégia de ampliar a oferta de soluções para a transição energética e descarbonização. Também poderemos entender os desafios e oportunidades na prática e, com isso, dar base econômica para o uso em larga escala do hidrogênio. O nosso projeto representa um passo fundamental para tornar o hidrogênio verde uma realidade no transporte pesado.

O investimento total é de R$ 38,7 milhões, com apoio do governo estadual e contrapartida da Be8. O projeto, que será implantado em Passo Fundo (RS), na mesma área em que avança a nova fábrica de etanol da empresa, prevê a produção de hidrogênio verde e a construção do primeiro posto de abastecimento do país voltado ao transporte de cargas, utilizando tecnologia de ponta e energia renovável. O programa do Estado visa desenvolver a cadeia produtiva, promovendo produção, transmissão, armazenagem e uso do H2V, com foco na transição energética para uma economia de baixo carbono e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa busca diversificar a matriz energética estadual com fontes renováveis, estimular a inovação tecnológica, atrair investimentos e gerar emprego e renda.

“Estou muito feliz de darmos esse passo e oferecermos condições para a realização desses projetos, consolidando uma posição única do Rio Grande do Sul para a produção do hidrogênio verde com um custo competitivo. E isso não apenas para a exportação, mas também para o consumo interno nos diferentes formatos. Todo esse trabalho contribui para o desenvolvimento e para a sustentabilidade ambiental do nosso estado“, disse o Governador Eduardo Leite. O objetivo é testar, em ambiente real, o desempenho, os custos e a viabilidade do hidrogênio verde como alternativa ao diesel, tradicionalmente utilizado no setor de transporte de cargas. Além de contribuir para a redução das emissões de CO₂, com potencial de evitar quase 400 toneladas de poluentes por ano, o projeto busca validar um modelo de negócio inovador, capaz de tornar o hidrogênio competitivo frente aos combustíveis fósseis. Os dados coletados servirão de base para o desenvolvimento de uma futura rede de postos de abastecimento de hidrogênio verde, com potencial de replicação em todo o estado e no país

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários