GLOBAL COMEÇARÁ AS OPERAÇÕES DE UBARANA-UGG EM JANEIRO
A Global Industries, que recentemente foi adquirida pela Technip, está se preparando para começar uma operação de instalação de dutos que ligará o campo de Ubarana à Unidade de Gasolina Guamaré, no Rio Grande do Norte. A gerente de comunicação e marketing da empresa, Rosângela Nucara, conversou com o repórter Daniel Fraiha e contou um pouco mais sobre o projeto, que deve ser iniciado efetivamente em janeiro, e sobre a Global no Brasil.
Qual a estrutura da Global atualmente?
A Global possui 14 embarcações ao redor do mundo, com finalidades distintas: embarcações com ROV, para suporte ao mergulho; de construção, instalação e lançamento de dutos e também embarcações multisserviços, capazes de instalar equipamentos submarinos. Essas normalmente são dotadas com guindastes potentes.
Para que tipo de operação vocês fazem mergulho?
Por exemplo, você tem um gasoduto ou oleoduto antigo que precisa ser reparado, então usamos o mergulhador para apoiar a reparação. Outra possibilidade é para acompanhar a instalação de um equipamento em águas rasas.
E como é montada uma linha?
Temos embarcações onde a linha é montada quase que automaticamente a bordo. Elas possuem várias estações de solda e controles de qualidade até que a integridade da linha seja atestada e então ela é lançada ao mar. Em alguns casos o stinger pode ser usado para suporte ao lançamento, mas esta decisão dependerá sempre de fatores como profundidade, diâmetro da linha, revestimento, entre outros.
No Brasil quais foram as profundidades em que mais lançaram dutos?
Em águas rasas, ou seja, em até 500 metros, embora também possamos lançar em águas mais profundas. Em até 300m podemos contar com o apoio de mergulho saturado, caso necessário.
Essas quatorze embarcações estão no Brasil?
Não, estão espalhadas pelo mundo, nos projetos em que foram alocadas. No Brasil temos uma chegando nos próximos meses, a Iroquois, que participará de uma campanha no início de 2012.
Qual campanha?
Chama-se Ubarana-UGG e prevê a instalação e o lançamento dos dutos, ligando o campo de Ubarana à Unidade de Gasolina de Guamaré (UGG). O campo fica no Rio Grande do Norte, depois de Natal, perto de uma cidadezinha chamada Guamaré.
DADOS ESPECÍFICOS DO PROJETO UBARANA-UGG
Projeto: Instalação de dutos da Praia do Minhoto até a plataforma PUB-3 e até um PLEM.
Fases: Inclui prestação de serviços de engenharia, aquisições, instalação (EPCI), logística e pré-comissionamento.
Local: Rio Grande do Norte
Duração: Nove meses
Extensão e diâmetros: Um aqueduto de 12 polegadas e 19 km, um duto de 20 polegadas e 19 km, e um casing de 12 polegadas e 5 km.
Embarcação: DLB Iroquois
eu estou desde já ansioso esperando pelo contrato começa sou guamare rio grande norte espero ter a honra detrabalhar nesse
contrato eu sou tec-materiais trabalho na refinaria potiguar clara camarrão RPCC
estou sim tambem ansioso e querendo ser chamado para fazereste lançamento destes dutos apartir da paraia do minhote ja que fiz as ultimas bases guinchos nesta praia ou seja fis os arrastes e instalações das bases, espero participar deste projeto.
também estou ansioso para que inicie este projeto.já trabalhei neste navio nos projetos de camarupim(linhares-es)e em são sebastião-sp.espero poder estar podendo participar também deste projeto.
olá eu do meu conhecimento que já foi iniciado a operação no campo de ubara, qual é aprevissão do ternio dos trabalhos…
OLa sou Inspetor de soldagem como faço para trabalha nesta obra que vaii inciar ?
bem sou de guamare trabalho na area de comissionamento faço lavagem sopragem de linhas e nertização,espero contar com apoio de voçês.